Compensa Ficar Ansioso?

Que tudo muda a cada segundo e vai continuar a mudar cada vez mais rápido, todos nós sabemos.

A pergunta que devemos fazer é se compensa ficar ansioso diante das incertezas geradas pelas mudanças.

Parece fácil responder que não compensa.

Mas então o que fazer? Ficar alheio às mudanças? Certamente será muito pior, podendo até mesmo ser fatal para sua empresa.

No dia 17 de setembro, no Painel sobre TRANSFORMAÇÃO DIGITAL com foco em resultados, realizado pelo Conselho de Presidentes em Belo Horizonte, foi muito enfatizado que a ansiedade está crescendo de forma preocupante, o que pode ser confirmado não só pela escalada das vendas de tranquilizantes tarja preta, como também pela grande presença de empresários e gestores nos consultórios de terapeutas e psiquiatras.

Se ficar ansioso não tem efeito sobre a quantidade e a velocidade das mudanças e suas consequências positivas e  negativas, o que então devemos fazer?

A resposta foi um presente aos participantes do painel, dado pelo empresário Luis Carlos Nacif, fundador e presidente da Microcity, que desde 1984 atua como terceirizadora de  ativos e serviços para infraestrutura de TI, com base instalada superior a 200 mil máquinas.

Nacif aconselha trocar ansiedade por curiosidade. Simples assim.

Acredite que mudanças sempre  trazem oportunidades e ameaças. E mais, acredite também no ditado chinês: “toda ameaça encobre uma oportunidade.”

Curiosidade abre novos e amplos horizontes. A curiosidade descobre que obviedades podem sim ocultar grandes possibilidades.

Apoie e valorize a curiosidade na sua empresa.

Ela é fundamental para mobilizar talentos que podem estar paralizados em perigosas zonas de conforto, onde nada de valor floresce.

Paulo de Vasconcellos Filho – Conselho de Presidentes.

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas

Fechar Menu