DOENCA ANTIGA ATACA NOVAMENTE EMPRESARIOS

Comumente vejo empresários, abatidos e descontentes com suas empresas, e não é difícil entender e dar o diagnostico desta expressão facial. 

Em época de crise econômica, onde o dinheiro desaparece da mão do consumidor final, fato que todos já conhecemos. O empresário sente a ausência da moeda mais do que ninguém. 

E em muitos casos, como não se preparou para a ausência do capital de giro necessário para movimentar sua empresa, bate a depressão empresarial. Doença que tem assolado os brasileiros ultimamente e não tem medico bom no tratamento, quase sempre a cura é pessoal. Quem tem buscando o tratamento nos bancos não encontra o remédio, pois os bancos estão temerosos com medo de que a doença ser contagiosa e não emprestam. 

Chegam cedo em sua empresa, colocam a mão na cabeça e pensam no contas a pagar, quando não se tem recurso ou capital de giro, a cabeça pesa e se faz necessários os braços para segurar o peso que os ombros já não seguram, e acaba com isso tendo outro problema, deixa o comercial de lado.

Foca no problema financeiro, o que a meu ver esta correto, tem que resolver, suas contas têm que serem pagas para manter seu nome limpo, mesmo que seus clientes não estejam comprando ou pagando em dia. 

A inadimplência esta alta e ele não tem de onde retirar recurso, este é o bom empresário que pensa que seu nome limpo é o mais importante, e o é de fato. Mas esqueceu que igualmente importante era fazer com que sua empresa criasse gordura para eventuais problemas do pais, políticos, econômicos, etc. 

Então, começa a trocar cheques, antecipar recebíveis, a juros de 2 a 5%, que engolem a margem de lucro já apertada, e ate mesmo se desfazer de bens para suprir a sua ausência financeira, com isso cria-se outro problema, já tem um que é o financeiro e passa a ter outro que é desfocar do comercial que muitas vezes é feito por ele mesmo. 

Mas como fazer se sua cabeça esta no problema financeiro gerado? Precisa de colocar metas urgentes e me refiro a tempo, Deus foi justo com todos no tempo, todos tempos 24 horas, que cada um faça com seu tempo e o aproveite da melhor possível, isso costuma separar homens de meninos nos negócios. 

Tire um tempo para seu contas a pagar e fornecedores, faca a sua estratégia para com eles, mas pronto, determine 1 a 2 horas por dia para este problema, mas não fique ligado a ele como um cordão umbilical que não se corta. 

Isso para que possa focar na sua operação comercial, passou aquele momento de aflição com o seu contas a pagar, fez o que deu pra fazer, pronto! Agora é hora do restante e mais importante, cuidar de aumentar as receitas e reduzir os custos pois te será cobrado. Caso contrario, ao invés de um problema teremos 2, e rápido. E este segundo pior que o primeiro. 

Alias, primeira coisa do dia, antes do contas a pagar cuide da receita e custo, depois do passivo, com o recurso em mãos e projetado terá mais condições de cumprir o passivo, e terá feito primeiro o mais importante, caso acontece um imprevisto, o importante já foi feito. 

Parar e pensar no negocio tem que ser rotina diária para todo empresário, colocar estratégias em ordem, anotar ideias que levaram a empresa a crescer e faturar mais para se sustentar, manter o capital de giro, ter recursos em caixa para suportar momentos instáveis. 

Empresário que não se reinventa todo dia tem data de validade um dia, pare e tenha o momento janela, seu momento de pensar fora, e curtir seu negocio como um bom marido com sua amada esposa.

MARCIO BENTO – CEO Patrimonium Contabilidade

 

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas

Fechar Menu