A empresa no espelho

26 jun 2017

espelho

Anos atrás, a maior parte das empresas foi apresentada a um novo adjetivo a que deviam concorrer: digital, Empresa Digital.

As que lidavam com marketing conheceram a coisa por sua agência de publicidade. Tinham que estar na web e, se tinham que estar na web, a moda era contratar uma agência digital, uma que fizesse propaganda na web. Vão te dizer que não era isso, mas era isso que era.

Foi depois disso que o caldo entornou e começaram a emendar que tudo tinha que ser digital. Pelo sim, pelo não, junta lá uns três sistemas, um site, um aplicativo e pronto! Ufa! Já posso dizer que minha empresa é moderna. Ela agora é a FULANADETAL DIGITAL SA, LTDA, SPE, SC.

Só-que-não! Digital não é sigla, não é isso, pelo menos não para nossos tempos exponenciais.

Ser digital não é usar meios digitais para entregar o valor de produtos e serviços por meio digital, mas tornar em digitais os próprios produtos e serviços.

Pra quem disser que isso não é possível, relembro que já provei, em outra história, que leite fala, que uma caixa de leite pode dizer pro seu dono que está quase vazia e encomendar, ela própria, mais leite.

Fala o leite, falam tubos, fala um carro, fala qualquer coisa num imenso mar de internet das coisas em que tudo tem identidade digital, tudo existe e fala e tem personalidade na rede.

Não se torna uma empresa em digital, digitalizando seus meios, mas seu fim. Eu até podia te dizer: escreva pra mim, contando o que você faz e eu vou te responder se seu produto pode ser digitalizado. Só-que-não-de-novo! Não perca nem o seu, nem o meu tempo: a resposta é sempre sim! Pode!

Meu recado é esse: da próxima vez que pensar no assunto, comece pelo fim, pelo seu objetivo fim, seu produto, seu serviço. Não acredite nos que disserem que isso não é possível, porque estão querendo te retardar no caminho acelerado da nova revolução industrial.

Acredite em mim ou, então, compre um espelho, um, que seja encantado. Você ajusta a rima e pergunta:

_ Espelho, espelho tal, minha empresa é digital?

Se ele responder, me conta que eu mudo de opinião.

Roberto Francisco de Souza
CEO & Evangelista de Tecnologia
KUKAC PLANSIS
Empresa dedicada à Computação Cognitiva baseada em tecnologia IBM WATSON

 

 

 

Compartilhe:

Comentários

  1. Ótimo artigo Roberto, como sempre bem pensado e elaborado. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *