Equipes de Alta Performance

Líderes e membros de equipes vitoriosas conseguem desafiar padrões, ultrapassar limites, construir bases de valores sustentáveis, possuir um aprendizado e a reinvenção através de novas experiências.

A chave é o conhecimento e a prática do valor das Relações Humanas, uma vez que a transformação digital não é sobre tecnologia, mas, sim, sobre uma nova maneira de fazer negócios e de abordar modelos corporativos.

A proposta deste artigo é a possibilidade de novos arranjos, mais arejados, mais simples, mais inteligentes e que favoreçam a expressão e a competitividade na arte do trabalho em EQUIPE.

O assunto é dirigido aos profissionais e times reconhecidos por vivenciar a maratona dos “diferenciados”, daqueles que estão abertos a novos lugares e papéis, prontos a responder por novas e mutáveis demandas.

A pauta é clara! Na arena corporativa é preciso estar “paranoico”, ou seja, é preciso reconhecer sempre a força dos que competem com VOCÊ. É necessário ter a disposição e a disponibilidade para a desconstrução em uma metamorfose contínua sob a máxima de, MUDE! ANTES QUE ALGUÉM O FAÇA!

Deve-se praticar a premissa básica de entrar em uma empreitada para ganhar, tendo como rota, em seu dia a dia, a clareza, a motivação e o entusiasmo. Tenha sempre um plano “B” e a visão dos que fazem acontecer. Tais atitudes são exitosas.

Percebe-se, entretanto, um hiato entre os exitosos e aqueles que travam uma guerra interminável sem sucesso consigo e, posteriormente, com os seus liderados, com seus líderes, com o mundo corporativo e com o mundo dos negócios.

Tornou-se imprescindível a percepção das muitas variáveis e influências causadas pelo processo da gestão de times de valor. A tônica encontra-se no autoconhecimento, na autoexpressão, na administração saudável do estresse e na maneira como cada um trabalha com vulnerabilidades & oportunidades, que são faces de um mesmo desafio. Todos estes canais são complexos e não são analisados de forma reducionista. É vital considerar os determinantes pessoais, a força e o estilo do líder e de grupos enquanto equipes.

Associado a toda esta equação está o movimento de um mundo que mudou há muito tempo e que continua a nos levar, freneticamente, para um futuro que já chegou, ou seja, INOVAÇÃO E ADAPTAÇÃO.

Novos códigos e exigências atropelam a bela trajetória desenhada por resultados assertivos e metas cumpridas. A realidade é que tudo ficou no rascunho. Nada nos é garantido!

Os que insistem em continuar órfãos da mudança têm como principal missão apurar a autopercepção que, muitas vezes, fica distorcida frente a intempéries. A crença irreal de que são competitivos, ou a síndrome do sucesso que os transporta para uma temporada sem novos paradigmas, ao encontro das soluções, precisa rapidamente ser vencida.

Ninguém, ou empresa alguma, estão blindados por mais competentes e comprometidos que forem e/ou acreditarem que ainda sejam. Os êxitos do passado não asseguram, absolutamente, nada!

Extensos degraus hierárquicos e complexidades processuais significam a falta de decisões ágeis e o insucesso. Tais ações, resultam em perda de foco, perda de mercado e a perda de lideranças inspiradoras de pessoas.

A retomada é engajar, ainda mais, executivos e membros de times de valor aos negócios, identificando novos líderes para um mundo mais complexo.

Efigênia Wend – CEO Upside Group

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas

Fechar Menu