Erros acontecem! Seguro de Responsabilidade Civil Profissional

23 nov 2016

erros

No desenvolvimento das atividades profissionais, qualquer empresa está constantemente exposta a falhas em seu dia a dia. Essas falhas resultam não somente em prejuízos à reputação, mas podem ocasionar significativas perdas financeiras, ameaçando o futuro da empresa e dos seus clientes.

A maioria das reclamações por responsabilidade profissional está relacionada a erros básicos, simples erros humanos.

No ambiente empresarial destacam-se diversas empresas prestadoras de serviços: Advogados, Contadores, Despachantes aduaneiros, Cartórios, Corretores de Seguros, Engenheiros & Arquitetos, Auditores, Tecnologia da Informação, Profissionais de Mídia (Rádio, TV, Editora, Gráfica, Agência de Publicidade etc), Empresas de Terceirização de Serviços (Telemarketing, Processamento de Dados, Crédito e Cobrança, Helpdesk etc), Agências de Viagem e outras.

Os erros mais comuns nas atividades profissionais: perda de prazo processual, erro na elaboração de contratos, não efetuar os controles pertinentes em uma transação imobiliária, consultoria jurídica incorreta, erro na conservação dos livros contábeis, erro na identificação de atividades fraudulentas durante a auditoria, falha na apresentação da declaração de imposto no prazo previsto, erro na elaboração de impostos, assessoria tributária/fiscal incorreta, erro de cálculo estrutural, cálculo de alíquotas alfandegarias e outros.

A Responsabilidade Civil nada mais é do que a obrigação de reparar a perda. Surge com a presença de três elementos: perda (dano/prejuízo), relação de causalidade entre o ato do agente e a perda, e a culpa.

O risco decorrente da responsabilidade civil pode ser transferido ao Mercado Segurador através da contratação de uma apólice de seguro que garante cobertura para reclamações de terceiros em decorrência de um ato, erro ou omissão na execução de serviços profissionais.

O seguro de Responsabilidade Civil Profissional protege a empresa e seus profissionais contra reclamações apresentadas por perdas financeiras resultantes dos serviços prestados aos clientes. A cobertura oferece amparo para cobrir os custos de defesa em ações judiciais e outros danos que possam ser indenizados. Abrange uma grande quantidade de profissões, independentemente do tamanho da empresa.

Cabe ao Corretor de Seguros, assessorar as empresas na transferência de seus riscos na forma de contratação de seguros – avaliando junto ao mercado segurador, as melhores condições de coberturas, limites, franquias e preços.

Sérgio Frade
Diretor Presidente
Solutions Gestão de Seguros
www.solutionsbrasil.com.br

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *