Uma nova abordagem para a Tecnologia da Informação à serviço dos negócios

21 jun 2016

TI para aumentar desempenho

A participação da tecnologia nas nossas vidas é hoje inexorável. Não há como negar, por exemplo, os benefícios que aplicações  rodando em plataformas móveis trouxeram para a sociedade e para as organizações de uma maneira geral.

Sob a ótica dos departamentos  de TI das empresas, novos paradigmas surgiram. Houve uma época em que estas áreas detinham o monopólio do conhecimento e a tecnologia era entendida como sendo o fim em si mesma. Os investimentos normalmente se baseavam em requisitos técnicos apenas e as decisões eram tomadas sem muito envolvimento das áreas usuárias. Além disso, normalmente estas áreas estavam subordinadas ao diretor financeiro.

Hoje em dia, porém, muitas mudanças ocorreram: as áreas demandantes passaram a ser ouvidas, seja por que parte do budget migrou para as áreas de negócios, seja por que os CIOs (Chief Information Officer) entenderam que tecnologia é meio e não fim. Ou seja, o objetivo final é o cumprimento do Plano de Negócios da empresa. Este novo paradigma impôs um novo desafio: os profissionais de TI precisam trabalhar em alinhamento com as estratégias da empresa e se comprometer com o sucesso do negócio.

Os fornecedores também foram obrigados à uma releitura de suas estratégias comerciais. As vendas deixaram de ser orientadas exclusivamente às funcionalidades técnicas dos seus produtos. Hoje, cada vez mais, as plataformas tecnológicas, sejam elas softwares ou hardwares, precisam ser aderentes às regras de negócio das empresas.

Em última análise, os fornecedores de tecnologia estão também cada vez mais comprometidos em ajudar seus clientes a obterem sucesso.

Esta nova abordagem foi objeto de uma previsão proferida pelo  Gartner Institute (Instituto de Pesquisa em TI) há alguns anos atrás, segundo a qual nos próximos 10 anos parte dos CEOs das grandes corporações serão ex-CIOs que entenderam este novo papel da Tecnologia da Informação na vida das empresas.

Alexandre Siffert
Especialista em TI

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *