A sua empresa é Digital ? Será que é mesmo ?

22 nov 2017

Transformação digital

Assisti há algumas semanas atrás uma palestra inspiradora do CEO da Totvs, Laércio Consentino, cujo tema era transformação digital. Sua fala introdutória foi aparentemente paradoxal, ao destacar a importância de um enorme projeto de transformação digital que sua empresa começa a empreender, em uma longa jornada de cinco anos até o ano de 2022.

Como assim? A Totvs não é uma empresa digital em sua essência, em seu DNA? Para o seu CEO, não! A despeito de se utilizar das tecnologias digitais mais modernas e sofisticadas, a empresa não é ainda digital no sentido mais radical e profundo do termo.

Ser digital nesse sentido tem a ver com uma maneira radicalmente distinta de abordar a realidade, um novo “mindset”, que desenha soluções para os novos problemas , a partir sim do enorme arsenal de instrumentos trazidos pelas novíssimas tecnologias, mas, sobretudo, com uma abordagem que se despega dos limites impostos pelos parâmetros do passado, e olha para o futuro com um olhar mais livre e desimpedido. Poderíamos dizer, com uma abordagem “design thinking”.

A inércia do passado, as resistências normais de nossas mentes ao novo, as reações das corporações, tudo contribui para enevoar os horizontes que se descortinam com a quarta revolução industrial, a maior revolução tecnológica da história da humanidade.

Em nossas empresas e em nosso país é mister que façamos um esforço para que nos sintonizemos na frequência dessa magistral onda de inovações , que abre para todos nós um universo infindo de possibilidades. Que a Totvs nos inspire a todos!

Paulo Brant
Superintendente Institucional
FIEMG Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *