6 Passos para viver melhor

Um pouco mais de paz, alegria, cérebro, performance por favor !

…e viva melhor em 6 passos

Cuide-se, seja qual for a estação. Não se trata de onda passageira, nem um plano milagroso com objetivos de curto prazo. Chegou a hora de deixarmos de lado aquela sensação de nos sentirmos desanimados como se estivéssemos atados , amordaçados, sem tesão suficiente para vivermos o presente, construindo o futuro a seu tempo.

É plenamente possível que com algumas mudanças  possamos ter no nosso comando o fluxo de nossas atividades – da mente, do corpo e ainda aumentarmos as funções e longevidade do nosso cérebro. Exige-se, entretanto, um ambiente onde o ph do nosso organismo  seja definido pelo bem estar intimo.

Uma das teorias mais aceitas dentro da biologia evolutiva diz que, a partir do momento em que nossos ancestrais primitivos se dedicavam a caçar animais, plantar e colher vegetais, processar de alguma forma a comida e a compartilhá-la em grupo, o cérebro da futura espécie humana começou a se desenvolver, a crescer. Isso a milhares de anos. Hoje há uma diversidade de recursos para cuidar de todo este universo – o nosso corpo. Sistêmico. Acessível.

Vivemos em um mundo acelerado.Que tal prolongarmos a aposentadoria de toda esta rede de neurônios vibrantes, em movimento, em expansão e em interação com um corpo alongado e saudável. Atingirmos a harmonia desvendando e protagonizando, a até então,  anarquia da emoção. A gratidão, relacionamentos compensadores, o viver simples, a satisfação espontânea, o riso fácil.

 

A proposta não são pílulas do conhecimento digital disponíveis dia e noite, mas nos libertamos dos  efeitos dos incontáveis microconteúdos que nos privam de abrir espaços na vida para mergulhos mais profundos. Darmos um tempo na era do instânteneo e do urgente que vem provocando cada vez mais estresse,  ansiedade,  insônia, enfarto, tarefas nunca terminadas. Claro, sempre há algo novo a roubar a cena! O convite é abrir o campo da possibilidade para submergir profundamente em dados já tão conhecidos mas ainda não consolidados.erruptamente

Caso você esteja pensando em dar mais força a seu propósito de vida, ou mais passos no seu plano de negócios confira as dicas que podem melhorar sua vida a partir da mudança.

 

  1. Exercícios Físicos

como viver melhor
Exercício regular ajuda a melhorar o pensamento e o bem estar. Não fomos feitos para ficar parados. Nadar, equilibrar, andar de bicicleta, exercitar os músculos, caminhar ou correr dão ao cérebro uma pausa. É aí que você poderá encontrar a solução para um desafio ou mesmo um impasse que esteja vivenciando.

Vários tipos de exercício podem oferecer esse benefício, mas caminhar ao menos cinco quilômetros ou correr podem ser especialmente efetivos. “Caminhar no mesmo ritmo coloca o seu cérebro em um estado neuroplástico, o que significa que ele pode construir conexões entre células mais facilmente”. É prazeroso caminhar por lugares não conhecidos. Cada lugar transmite percepções diferentes, traz ideias novas  e sensações agradáveis da descoberta. Aguça nossa curiosidade.

 

  1. Que tal uma diversão?

como-viver-melhor-2

O cérebro, como todos sabemos, precisa de novidade e exercícios para manter suas funções sempre jovens. Isso quer dizer que aprender um idioma, pintar um quadro, fotografar, novos passos de dança ou como tocar um instrumento são perfeitos para o cérebro, para o corpo e para estimular a alegria.

Deixe que suas habilidades pouco utilizadas e divertidas tomem conta de sua mente por algumas horas durante a semana.“Aprender algo novo requer uma forma complexa de pensamento e utiliza o nucleus basalis, a parte do cérebro responsável por concentração e consolidação de conexões neurais.”

 

  1. Alimentação sem modismo

como-viver-melhor-3

Da mesma forma que seu corpo, seu cérebro precisa de alimentos ricos em nutrientes saudáveis para aumentar sua produtividade e manter a vitalidade.Os nutrientes mais indicados para reforçar a atividade mental são ácidos graxos, Omega-3 e flavonoide. Omega-3 aumenta a concentração mental e combate a perda de memória.

Você encontra ácidos graxos, Omega-3 em pescados vindos do mar, amêndoas, ovos, nozes, folhas verde escuras, óleos como de linhaça, chia e oliva.

Há, ainda, uma grande variedade de alimentos para nos deliciar como o café matinal, chocolate amargo, verduras e legumes, frango e uma saborosa taça de vinho tinto durante as refeições ou, se mais apropriado, ao jantar.

Com estas práticas ajudamos a otimizar e blindar o cérebro e o processo do bem estar.“Esses alimentos vão ajudar nas conexões e interações com outras pessoas, assim como nos pensamentos que ocorrem muitas vezes mais tarde à noite e que podem se mostrar bem úteis algum tempo depois. “

 

  1. Meditação para transformar o cérebro

como-viver-melhor-4
O convite é para esvaziar a mente!

Vários estudos têm comprovado que esta prática favorece a concentração, disciplina e o aprendizado. Percebemos melhor o turbilhão de pensamentos que invadem nossa mente, sem controle, nossas emoções e até  como lidar com elas.

Um profundo relaxamento, uma sensação imensa de bem estar, um tempo precioso dedicado a você.  Deixar de lado as preocupações, esvaziando a cabeça de ansiedades, temores, aflições. É uma poderosa prática no combate à depressão , à hiperatividade e como relatam vários estudos, a dores crônicas, inflamações e envelhecimento das células.

Se você anda com dificuldade para se concentrar ou não consegue avançar em um projeto, reserve algum tempo para meditar. Limpar a mente e se livrar do estresse não é magia. É trabalhoso, requer obstinação e tempo, mesmo que sejam alguns minutos por dia.

 

5.Dormir para acordar

como-viver-melhor-5

Delicia. Podemos aproveitar o dia com entusiasmo e prazer e ter pela frente muita produtividade e bom humor. Somos afortunados .

Entretanto nem sempre é assim.Carregar um corpo cansado – sonolência, baixo rendimento físico e mental, fadiga e fraqueza, ansiedade e maior vulnerabilidade à depressão, irritabilidade, tristeza, agressividade, transtorno do apetite, diminuição do desejo e atividade sexual, dores musculares são conhecidos por muitos que têm dificuldade para dormir ou possuem uma má qualidade do sono.

Embora cada caso seja único, existem alguns “ingredientes”que merecem ser considerados.

Considere seu grau de estresse, obesidade, sedentarismo, uso indiscriminado do cafezinho durante as tardes e noite, do fumo, do álcool e estimulantes em geral que de certa forma bloqueiam o cansaço, pondo em ação a adrenalina.

A melhor hora para saborear um café é pela manhã e começar o dia bem disposto e não o uso de “alguns” cafezinhos pela tarde  e a noite. A cafeína pode ficar no seu sangue de duas a sete horas, aumentando a secreção de hormônios de estresse e bloqueando os receptores de adenosina que é uma substancia que vai  acumulando no nosso corpo durante o dia e nos prepara para dormir.

Alimentação rica e leve que contém a vitamina B6 (como frango, peixe, ovos, entre outros),  estará predispondo o cérebro para o sono.  O triptofano é um nutriente que ajuda a dormir melhor repleto nestes alimentos. É um dos aminoácido que formam as proteínas sendo o canal para a produção da serotonina , um neurotransmissor que influi no sono e no estado de ânimo.

E o quarto de dormir? Será o seu santuário. Leve, aconchegante e limpo de acessórios desnecessários como a televisão, computadores, aparelhos de ginásticas e todos os objetos que o prendem ao trabalho ou lhe distraem.

É importante :

  • Somente os móveis necessários
  • Muita ordem / organização
  • Cores suaves
  • Escuridão
  • Silencio
  • Temperatura agradável

Existem ainda uma série de procedimentos a tomar, como regular o horário de dormir e acordar; experenciar um dia sem muitas tensões e irritabilidade, evitar destorcer a realidade a ater-se às evidencias, pois temos uma tendência no período da noite a terrores noturnos.

Enfim, existem muitas recomendações para dormir bem, mas a principal delas é você escutar o seu corpo. Perceba o que o deixa relaxado e feliz. Não estamos destinados apenas a trabalhar, comer,

ter uma vida social e a responder às demandas sem fim.

 

  1. Tudo começa com o Pensamento

como-viver-melhor

O que escrever sobre este tópico onde tudo já está dito no anunciado?

O pensamento brinda o não manifesto ao manifesto.

Cuide bem de seus pensamentos.Tudo se inicia com eles e muitas vezes não percebemos estes movimentos.

 


Acrescente estas atividades a sua rotina e possivelmente você sentirá ganhar força a cada dia. Permitir a você a mudança do seu estado de sobrecarga, para um fluxo livre, do estar presente, pode ser exatamente o que você precisa para ter uma significativa melhora da sua vida e performance em 2018, 2019,…, 2032,…

 

Autora:

Efigênia Wend

CEO – Upside Group

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas