4 fatores que alavancam a produtividade

 

produtividade

É de conhecimento amplo que a produtividade é a chave da riqueza de uma empresa e de uma nação como um todo.

Mas quais são os fatores alavancadores da produtividade?

Capital? Naturalmente que sim, pois só a abundância de capital permite a exploração e a implantação de novas possibilidades, inclusive de multiplicar o próprio capital..

Mas de qual capital estamos falamos?

Do financeiro? Importantíssimo! Sem o acúmulo de riqueza e sua utilização para incremento da produtividade, esta dificilmente terá condições  para acontecer.

Conhecimento? Sim, o avanço das ciências cria condições para o aparecimento de oportunidades múltiplas em sua aplicação mas, para se gerar conhecimento, é preciso uma ótima educação, bem estruturada, séria, formadora,  sustentada por pesquisas contínuas e aprimoramento de campo.

E o conhecimento, para ser produtivo, precisa ser aplicado e trazer resultados, gerando inovação, que é o principal motor da produtividade.

Tecnologia? Outro importantíssimo fator de produtividade. Sem inovadoras tecnologias, que possam agregar ganhos de velocidade, volume, qualidade e processos, também dificilmente se alcança maior produtividade.

Pessoas? Este é o principal pilar onde se sustenta a produtividade, pois somente com pessoas, por elas e para elas é que tudio isto se torna realidade. Sem pessoas que gerem conhecimento, que fomentem em outras a sede deste conhecimento, que processem este conhecimento, produzindo inovação, que apliquem tais inovações em tecnologias de melhoramento ou disruptivas, que transformem assim a realidade à sua volta, jamais teríamos produção ou melhoria dela. E os Líderes tem especial papel neste processo, estimulando as pessoas, fazendo-as acreditar em seu potencial criativo, em sua capacidade de inovar, de gerir, de tornar disponível a todos os demais, em sua capacidade de fazer acontecer, de realizar, de buscar um aprimoramento contínuo, sem isto, jamais teríamos o que assistimos em nossa geração.

Assim, fica fácil deduzir que, produtividade, antes de tudo, é o resultado direto de pessoas que, utilizando a disponibilidade do capital e uma ótima formação, gerando conhecimento e ciência, inovando a todo o tempo na criação de novos processos, novas tecnologias, novos produtos, melhores, mais baratos, mais inteligentes, mais sustentáveis, menos degradantes, mais funcionais e menos impactantes no ambiente, continuarão produzindo muito mais com muito menos.

Produtividade é isto, gerar dinheiro novo, fazer o atual render o máximo em tudo, com o  mínimo de impactos.

Anuar S Mattar
CEO da Konos Human Achievement
www.konos.com.br

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este post tem um comentário

  1. Avatar

    Excelente visão e de conteúdo forte e firme. Na hierarquia da produtividade o topo da pirâmide está o ser humano. Parabéns meu caro Anuar.

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas