É de conhecimento amplo que a produtividade é a chave da riqueza de uma empresa e de uma nação como um todo.
Mas quais são os fatores alavancadores da produtividade?
Capital? Naturalmente que sim, pois só a abundância de capital permite a exploração e a implantação de novas possibilidades, inclusive de multiplicar o próprio capital..
Mas de qual capital estamos falamos?
Do financeiro? Importantíssimo! Sem o acúmulo de riqueza e sua utilização para incremento da produtividade, esta dificilmente terá condições para acontecer.
Conhecimento? Sim, o avanço das ciências cria condições para o aparecimento de oportunidades múltiplas em sua aplicação mas, para se gerar conhecimento, é preciso uma ótima educação, bem estruturada, séria, formadora, sustentada por pesquisas contínuas e aprimoramento de campo.
E o conhecimento, para ser produtivo, precisa ser aplicado e trazer resultados, gerando inovação, que é o principal motor da produtividade.
Tecnologia? Outro importantíssimo fator de produtividade. Sem inovadoras tecnologias, que possam agregar ganhos de velocidade, volume, qualidade e processos, também dificilmente se alcança maior produtividade.
Pessoas? Este é o principal pilar onde se sustenta a produtividade, pois somente com pessoas, por elas e para elas é que tudio isto se torna realidade. Sem pessoas que gerem conhecimento, que fomentem em outras a sede deste conhecimento, que processem este conhecimento, produzindo inovação, que apliquem tais inovações em tecnologias de melhoramento ou disruptivas, que transformem assim a realidade à sua volta, jamais teríamos produção ou melhoria dela. E os Líderes tem especial papel neste processo, estimulando as pessoas, fazendo-as acreditar em seu potencial criativo, em sua capacidade de inovar, de gerir, de tornar disponível a todos os demais, em sua capacidade de fazer acontecer, de realizar, de buscar um aprimoramento contínuo, sem isto, jamais teríamos o que assistimos em nossa geração.
Assim, fica fácil deduzir que, produtividade, antes de tudo, é o resultado direto de pessoas que, utilizando a disponibilidade do capital e uma ótima formação, gerando conhecimento e ciência, inovando a todo o tempo na criação de novos processos, novas tecnologias, novos produtos, melhores, mais baratos, mais inteligentes, mais sustentáveis, menos degradantes, mais funcionais e menos impactantes no ambiente, continuarão produzindo muito mais com muito menos.
Produtividade é isto, gerar dinheiro novo, fazer o atual render o máximo em tudo, com o mínimo de impactos.
Anuar S Mattar
CEO da Konos Human Achievement
www.konos.com.br
Este post tem um comentário
Excelente visão e de conteúdo forte e firme. Na hierarquia da produtividade o topo da pirâmide está o ser humano. Parabéns meu caro Anuar.