Existe hoje, mundialmente, um consenso de que os Planejamentos Estratégicos tomam mais tempo e energia do que devolvem em resultados.
Pensando nisso, começamos a perceber que a natureza da Estratégia mudou, se transformou, mas muitos processos de planejamento continuam os mesmos.
Assim, reunimos aqui 8 motivos pelos quais o seu planejamento pode não estar funcionando:
1 – Eles não focam em Estratégia
A maioria dos processos virou conversa sobre orçamentos e alocação de recursos, permitindo pouco debate sobre a definição da Estratégia. Desse modo, gastam menos tempo estudando e entendendo o seu mercado e como atingí-lo.
2 – Não há realocação de recursos
É muito difícil, em qualquer porte de empresa, conseguir liberar recursos de uma área para que sejam investidos em outra. É quase impossível mudar radicalmente o “modus operandi” de uma empresa, mesmo se tendo argumentos para tal.
3 – Eles ignoram a importância da liderança e da economia na liderança
Os líderes desfrutam de situações econômicas melhores que o restante da equipe, sendo assim, não se deve esperar o mesmo desempenho de todos perante o mesmo corte de recursos.
Lideranças podem ter melhor performance com cortes maiores, ao passo que o restante da equipe deveria sofrer cortes menores ou ter as expectativas de rendimento alinhadas à sua realidade.
4 – A Estratégia não está alinhada com rotinas e comportamentos da linha de frente
Uma vez que a Estratégia é definida, é muito comum que não seja traduzida em ações. É importante que, nesse momento, sejam criadas as ações que vão de acordo com a Estratégia da empresa e que exista uma conferência para que estejam sempre alinhadas.
5 – Eles presumem que todos os aspectos do negócio são iguais
Como Planejamento Estratégico e orçamento andam conectados, muitas empresas revisam sua Estratégia toda vez que revisam seu plano orçamentário. Algumas precisam ser revisitadas com maior frequência, outras a cada 2 ou mais anos.
É importante entender que Estratégia é diferente de orçamento.
6 – Não conectam a Estratégia a planos de talentos
Encaixar talentos é uma tarefa importante e que deveria ser integrada a todo o processo de Estratégia. Para saber se sua Estratégia é a melhor para sua empresa, é preciso revisar seus talentos e ver se, realmente, é possível executá-la com o seu quadro de pessoal e se é preciso tirar ou acrescentar alguém ao time.
7 – Se tornam abstrações baseadas em números
A Estratégia deve estar diretamente relacionada a resultados financeiros, mas levando em conta o que realmente importa – produtos e pessoas. Sem considerar os recursos e o seu produto, a discussão vira meramente quantitativa, o que não será bom para seus resultados.
8 – Eles sugam a energia do seu time
Se o seu Planejamento Estratégico é apenas uma grande discussão quantitativa, ele vai sugar a energia do seu time, não deixando tempo e nem disposição para tratar do que realmente importa: clientes, produtos, canais etc.
Texto adaptado da Endeavor.
A Siteware desenvolveu o conjunto de ferramentas perfeitas para ajudar seu Planejamento Estratégico a acontecer!
Marcello Ladeira
CEO da Siteware
www.siteware.com.br