Primeiro uma verdade que esteve presente no nosso dia a dia.
Este foi um ano de desafios impostos pela crise e não há por que rejeitar este fato.
São milhões de brasileiros sem emprego, trabalho e perspectivas, buscando alternativas sem repertório para o encontro com a solução.
É a economia tropeçando, o aumento do dólar, a inflação, desastre ambiental para territórios e comunidades em Mariana e para além de Mariana, enfim, o estresse que mexe com o nosso corpo e a nossa cabeça.
Sermos portadores de alertas e implicar cada cidadão na sua responsabilidade de se blindar nesses tempos cuidando da saúde, do autoconhecimento, das estratégias do controle emocional, da competitividade com a esperança e a perspectiva de construir um amanhã renovado faz parte da visão. E agora? Nos deparamos com mais perguntas sem romantismo.
“Como o mercado reagirá após a deflagração do impeachment da presidente?”
Jogos políticos que insistem em comprometer os investimentos e a nossa caminhada pelo país e pelo mundo. Entretanto, seguimos livres dos inputs da vaidade triunfante e, sim, com a certeza que há espaço para o trabalho, o ânimo que persevera e a inteligência inovadora que aceita provocações. Esta é a voz que se anuncia. A voz de um time que trabalha com recrutamento de executivos, profissionais especializados e talentos no mercado global e setorial – da indústria, da mineração, da agropecuária, do mercado de serviços.
O termômetro sagrado onde a mentira não tem trânsito.
A caminhada em 2015 exigiu de todos muito conhecimento dos pontos fortes como a vigília constante dos movimentos sutis do mercado e de suas e das nossas respostas. Concorrentes entrando e saindo de arenas em um baile frenético. Como todos nos vivenciamos esta realidade! Um percurso que exigiu muito atenção e conhecimento sobre clientes e mercados exigindo cada vez mais o aprimoramento da escuta, do atendimento e da inquestionável entrega. Um ano diferente, provocativo em suas bases, mas sem obstáculos para o aprendizado. Uma escola, sem dúvida! Imperou a resiliência, o atendimento em todas as esferas, a construção e melhoria de projetos e processos.
A energia construtiva nutriu a disposição e a disponibilidade para caminhar em caminhos poucos navegados, inovando e criando novas frentes e modelos de negócios. O foco em considerarmos novos patamares de desempenho independente do porte do empreendimento. Momento de introspecção e imersão. Muito foi semeado. Há possibilidades de retornos ainda por vir. “O feedback? Sim, por favor!” os nossos clientes, das experiências vivenciadas por todos. E os apuros, como esquecê-los? Muito aprendemos e continuamos a aprender e, principalmente a ouvir. Escutamos claramente nossos pontos para desenvolvimento em cada etapa do processo e novamente aprendemos com a humildade a recomeçar diferente, a olhar por novos ângulos a dar mais espaço para a simplicidade e para a força da união de times em constante mutação.
De tudo há um registro que estará sempre presente – para entrar nesta onda competitiva e vencer, há de se respirar, inspirar e transpirar (transitivo direto fig. deixar surgir; transparecer; manifestar, exalar ).
Daí, dentro do nosso negócio, se revelam os cargos mais disputados e necessários, as remunerações disponibilizadas, a origem do capital, o perfil dos contratados e dos demandantes, a faixa de faturamento e a razão de quem contrata.
Estes resultados transcendem as pesquisas de mercado amplamente divulgadas ; é o próprio mercado.
Com a visão de hoje nos preparamos para o futuro de manhã.
Seja bem vindo 2016!
Efigênia Wend
CEO do UPSIDE GROUP
www.upside.com.br