As 9 atitudes que faltavam para completar 27, se você quer ser um Gestor de sucesso

 

liderança que mobiliza

Nos dias 20/11 e 17/12   publicamos as outras 18 atitudes.

A ideia para essa série nasceu durante uma reunião entre os gestores aqui da Siteware. Não me lembro direito do assunto que estava sendo discutido, mas sim, de duas perguntas que foram postas na mesa: O que torna uma pessoa um bom gestor? Por que alguns profissionais, com quem mantivemos contato desde a criação da empresa, obtiveram destaque e se transformaram em diretores ou gerentes, enquanto outros não?

A rápida seção de brainstorming que sucedeu a estas questões nos motivou a criar uma lista, enumerando as atitudes que um bom gestor deve praticar ou desenvolver para ser bem sucedido em sua carreira.

19. Cuide e proteja seus colaboradores: vários dos tópicos discutidos nesta série já deixaram claro a necessidade do gestor conhecer seus colaboradores. Ao entender e lidar com as necessidades de cada integrante do seu time, ele protege seus colaboradores e obtém a lealdade de todos. Um bom exemplo da lealdade de que estamos falando é daquele profissional que vai trabalhar no domingo pois, quando sua mãe esteve doente, pode sair mais cedo para ficar com ela.

20. Seja objetivo e justo: baseie todas suas decisões em fatos e não em conversas ou em “fofocas”. Sempre procure ir direto ao ponto, sem rodeios. A objetividade nestas horas transmite sua segurança na decisão que está sendo tomada.

21. Adapte seu estilo: cada integrante da sua equipe é único, portanto, lemre-se, o tempo todo, de que cada um deve ser gerenciado de uma forma diferente. Experimente novas formas de delegar, acompanhar o andamento do trabalho e cobrar os resultados. Veja o que funciona com um e que pode não funcionar com os demais colaboradores.

22. Lembre-se sempre de que você está no controle: delegue o que puder ser delegado, escolha o membro de seu time mais adequado para executar uma determinada tarefa, mas tenha em mente que a responsabilidade pelo resultado final será sua. Portanto, deixe claro a forma como você quer que algo seja feito, crie formas de acompanhar o andamento do trabalho e atue rapidamente quando houver algum desvio.

23. Esteja próximo da sua equipe e mantenha a porta aberta a todos: o ambiente de trabalho vem passando por várias modificações nos últimos 30 anos. As paredes foram quebradas, a altura das baias foi diminuindo e, hoje em dia, um grande número de gestores já divide a mesa com seu time. Isso ajuda, mas não garante que toda a equipe se sinta à vontade para expor suas ideias. Converse, abrace e escute os integrantes de seu time o tempo todo.

24. Exija a excelência: um bom líder não deve se contentar com um trabalho mediano de seu time, pois, para formar um time de ótimo desempenho, é necessário pessoas que também tenham alta performance. Se algum integrante de seu time está com desempenho abaixo do esperado, deixando de entregar o trabalho, ou mesmo fazendo-o com baixa qualidade, trabalhe para consertar a situação. Se os problemas de desempenho persistirem, os colaboradores com baixo desempenho devem ser substituídos.

25. Dê o exemplo: não fique apenas no discurso, aja da forma como você fala. Coloque as mãos na massa e mostre como um novo trabalho ou atividade deve ser executado, isso reforçará sua posição de líder. Apenas tome cuidado para não ficar o tempo todo no operacional.

26. Olhe para o futuro: não lamente o desempenho ou os erros do passado. O verdadeiro líder deve aprender com o passado, mas estar de olho nas oportunidades e no resultado futuro. Nas palavras de Peter Drucker: “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”.

27. Seja resiliente

O termo “resiliência” é definido no dicionário como:

a) a capacidade que alguns corpos possuem de retornar à forma original após serem submetidos a uma deformação;
b) capacidade de se adaptar às mudanças.

Estas duas definições cabem perfeitamente para um bom gestor, pois este deve ser capaz de se levantar e continuar o trabalho ao ser confrontado por uma situação adversa e também de se adaptar às mudanças de cenário, internas ou externas ao seu time.

Dicas Bônus: Divirta-se, comemore as conquistas e seja agradecido!

Precisávamos limitar a lista nas 27 dicas mas não podíamos deixar estas de fora. Ao se tornar um gestor é preciso ter em mente que sua responsabilidade aumenta. Para dar conta do recado você terá de trabalhar duro, manter o foco e evitar distrações. Só não feche a cara sem motivo e, se isso acontecer, pelo menos mostre otimismo e procure a felicidade no seu trabalho. Comemore o que aconteceu de bom, lembre-se de que as conquistas não são só suas e sim de todo o time.

E você, concorda ou não com os nove pontos discutidos hoje? Conseguiu perceber as atitudes que já pratica no seu dia a dia corporativo e aquelas em que ainda precisa se desenvolver mais? Compartilhe suas experiências conosco.

A Siteware extraiu a essência dos diversos modelos de gestão e criou soluções completas, fáceis de usar, que contribuem para a execução da estratégia e a melhoria dos resultados das empresas. Assim ajudamos você a se tornar um gestor melhor. Solicite uma apresentação aqui.

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas