9 das 27 atitudes para ser um Gestor de sucesso

 

gestor de sucesso

Aqui na Siteware, em função do nosso trabalho, temos o costume de desenvolver relacionamentos de longo prazo com os clientes. Por isso, já tivemos a oportunidade de observar o desenvolvimento de profissionais que iniciaram sua carreira em programas de estágio ou de trainees e, hoje em dia, ocupam uma função de gestão nas empresas.

Quais os fatores foram determinantes para que estes profissionais trilhassem este caminho? Será que existe algo em comum nestas pessoas que são de gerações e segmentos de mercado diferentes? Quais seriam as atitudes que chamaram a atenção dos superiores que os promoveram?

Não há uma “receita de bolo” ou mesmo um passo a passo de como se tornar um gestor de sucesso. Nem é este o propósito desta nova série que começa hoje. O objetivo aqui foi reunir 27 características que todo bom gestor deve ter ou desenvolver para que continue em sua trajetória profissional ascendente.

1. Tenha iniciativa e seja pró ativo: o comportamento pró ativo demonstra o quanto você, enquanto profissional, está engajado com os ideais da sua empresa ou área. Procure pensar “fora da caixa” adotando ações como: conhecer os concorrentes e sua forma de atuação, conversar com os clientes identificando novas oportunidades de negócio, etc.

2. Remova obstáculos: lembre-se das diversas vezes em que você, ao longo de sua trajetória profissional, questionou os processos burocráticos instalados em sua empresa. E agora, com você na posição de gestor, já pensou no que dá para fazer, eliminando tudo aquilo que apenas gera controle mas, não agrega valor ao processo, produto ou serviço da sua empresa?

3. Tenha humildade para ouvir: o verdadeiro gestor é aquele que ouve e confia na sua equipe. É desta forma que ele se torna líder por merecimento.

4. Procure manter o foco: evite distrações, procure fazer uma lista do que você pretende fazer durante a semana e depois planeje cada dia. Dedique tempo para revisar e “riscar” as tarefas cumpridas desta lista uma vez ao dia. Podemos garantir que a sensação de dever cumprido vale o tempo dedicado na organização deste trabalho.

5. Nunca esteja satisfeito com o resultado: você não deve se transformar em uma pessoa que reclama de tudo. A ideia aqui é acreditar que sempre dá para fazer mais, extraindo assim o melhor de você e do seu time.

6. Defina metas desafiadoras mas atingíveis: não nos entenda mal, este item não contradiz o item anterior e sim complementa. Não crie metas inatingíveis, pois isso só irá desmotivar seu time. A ideia aqui é criar metas atingíveis de acordo com a capacidade do seu time, mas, assim que atingidas, sua insatisfação deve levar a novas metas desafiadoras.

7. Desapegue das tarefas operacionais: é preciso mudar a chave, o mind-set, pare de se dedicar às questões operacionais. Se você assumiu um cargo de gestão é porque a empresa acredita na sua capacidade gerencial, portanto, delegue todas as tarefas operacionais.

8. Compartilhe a informação: fale com toda sua equipe com frequência, de preferência pessoalmente. Isso pode parecer uma loucura para nós que vivemos em um mundo cada vez mais digital mas, muitas vezes a comunicação nas empresas é falha e, quando fazemos esta afirmação, não estamos falando apenas da comunicação nas grandes empresas. Quantas vezes já não deparamos com problemas que surgiram em função da alta gestão agir como se os colaboradores soubessem do que se tratava, mas na verdade não sabiam?

9. Tenha paixão pelo negócio: é preciso acreditar naquilo que se faz, pois invariavelmente os obstáculos e dificuldades aparecerão. Dia após dia, você precisará se levantar da cama cheio de energia para enfrentar uma nova batalha e, somente a paixão pelo seu trabalho, será capaz de manter sua produtividade e a motivação da sua equipe em alta.

E você, concorda ou não com os nove pontos discutidos hoje? Conseguiu perceber as atitudes que já pratica no seu dia a dia corporativo e aquelas em que ainda precisa se desenvolver mais?

Marcello Ladeira
CEO da Siteware
www.siteware.com.br

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas