A força do exemplo na conquista do sucesso empresarial

 

liderança inspiradora 3.jpg

 

O Presidente Lincoln costumava dizer que “As palavras podem até  convencer, mas só o exemplo arrasta as pessoas.”

Uma mãe pediu a Gandhi para aconselhar seu filho a não comer açúcar em excesso. Gandhi pediu para voltarem após um mês, sem explicar o motivo.
Findo o prazo, a mãe retornou com o filho e Gandhi o aconselhou a não comer muito açúcar, para preservar a saúde. A mãe agradeceu o conselho mas não deixou de perguntar o motivo do prazo de 30 dias. Gandhi respondeu explicando que, antes não poderia aconselhar  pois ele também comia açúcar em excesso.
A mãe, ainda intrigada, questionou: ‘Mas meu filho não sabia…’ ao que Gandhi explicou, ‘Mas eu sabia, e não tinha autoridade para aconselhar.’

Você tem sido um exemplo para seus colaboradores? Suas atitudes, mais do que as suas palavras, os mobilizam para o sucesso, no caminho ético, conforme os princípios da empresa?

Sugerimos que faça uma experiência. Durante os próximos 30 dias avalie os exemplos que você dará aos seus colaboradores, em todas as situações nais quais terão que tomar decisões.  Eles decidirão como se comportar em variadas situações, com clientes, fornecedores, colegas e outros parceiros da empresa.
Mesmo  que as decisões parecem pequenas e pouco importantes, saiba que você será uma referência para eles. Conscientes ou não, estarão se espelhando em seus exemplos. Valerá muito mais do que está registrado no manual do colaborador, no mural do refeitório ou na placa de Princípios e Valores da empresa.

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas