A cada dia que passamos avaliando pessoas, mais convictos ficamos de que
a grande maioria não se conhece adequadamente.
Talvez por falta de tempo, pela correria da vida moderna, ou por ter de produzir a qualquer modo, não nos permitimos ter reflexões e, por isto, a verdade é que as pessoas não se conhecem bem.
Claro que sabemos quem somos e como somos, porém, peça a alguém para colocar no papel, para descrever suas características, seus pontos de melhoria e, principalmente, sua força, e logo a verdade se revela.
Não mais que umas poucas palavras, de forma dúbia, sem muita convicção, é o que se apresentará. Não se admire que não possam vislumbrar bem o futuro e menos ainda planejá-lo.
É preciso ter vontade mental, separar um tempo adequado, parar, buscar refletir, tentar pensar um pouco mais profundamente e, até mesmo, se reinventar.
No início, este exercício é bastante cansativo e desgastante, e, como não estamos acostumados, logo sentiremos vontade de desistir.
Mas aos que persistem um pouco mais, a recompensa é valiosa, pois conseguirá “ver” com mais clareza “quem e o que é”, o que de fato tem valor, o que gosta de fazer e o que, certamente, fará bem, para onde deve direcionar seus esforços, o que e como fazer.
Pronto! Eis aí a resposta.
Da crise surge a brisa das mudanças.
O renovar da vida!
Anuar S. Mattar
CEO da Konos Human Achievement
www.konos.com.br