A importância da transformação digital em sua estratégia de negócios

Independente do tamanho do seu negócio, de uma coisa é certa: a transformação digital é imperativa para todas as empresas, desde os pequenos negócios até as grandes corporações multinacionais.

E muito mais que isso: a transformação digital é uma mudança cultural que motiva as organizações a se desafiarem constantemente com a integração da tecnologia digital em todas as áreas de negócios, transformando a forma que uma empresa opera e agrega valor aos seus clientes.

Mas atenção: ela não se trata apenas de mudar processos para a nuvem.

Também é importante lembrar que as organizações estão em tempos diferentes neste caminho de transformação digital. Uma das questões mais difíceis na transformação digital é como superar os problemas iniciais da visão para a execução do processo em si.

Mesmo as organizações que estão bem no caminho da transformação digital enfrentam obstáculos difíceis, como orçamentos, encontrar talentos e mudanças culturais.

História da Transformação Digital

Embora a tecnologia e a informática estejam presentes em nosso cotidiano há décadas, o conceito de transformação digital é relativamente novo. Chegou na década de 90 com a popularização da Internet.

Desde então, a capacidade de converter formas tradicionais de mídia, como documentos e fotos transformou a nossa vida e afetou muitos negócios. Novos negócios surgiram e outros por sua vez, infelizmente fecharam as suas portas. Alguns casos são até bastante conhecidos mundialmente, como o da Blockbuster  e o da Kodak que morreram por causa da falta de inovação.

Hoje, a digitalização afeta todas as partes de nossas vidas, afetando a forma como trabalhamos, fazemos compras, viajamos, educamos, governamos e vivemos. Segundo uma publicação do Think with Google, “Nos últimos dois anos, foram produzidos 90% de todos os dados disponíveis no mundo. E nos próximos dois, vamos produzir um volume equivalente a todo o conhecimento gerado pela humanidade até hoje“.

A introdução de tecnologias digitais desencadeou a criação de novos modelos de negócios e fluxos de receita. Tecnologias emergentes como inteligência artificial (IA), arquivos em nuvens e a Internet das Coisas (IoT) aceleram a transformação, enquanto tecnologias fundamentais, como gerenciamento de dados e análise, são necessárias para analisar as enormes quantidades de dados resultantes da transformação digital.

Um estudo realizado pela Accenture mostra justamente como a transformação digital pode oferecer capacidades excepcionais às empresas.

A transformação digital não é apenas sobre tecnologia. Podemos dizer que ela é um tripé formado por:

  • Pessoas – A contratação de talentos é apenas o começo. A estrutura organizacional e a cultura são igualmente importantes em projetos de transformação digital bem-sucedidos.
  • Negócio – A estratégia de negócios correta pode impulsionar a digitalização de processos internos e o desenvolvimento de novos modelos de negócios.
  • Tecnologia – Tecnologias emergentes como IA e IoT, bem como tecnologias fundamentais como gerenciamento de dados e análise.

Por que a transformação digital é importante?

Uma empresa pode começar a pensar na transformação digital por vários motivos. Mas, de longe, a razão mais provável é que seja uma questão de sobrevivência para muitos negócios.

A tecnologia digital sempre foi vista pelas empresas como uma ferramenta de suporte, como algo para melhorar a produtividade, ao invés de enxergar como um driver ativo, um aspecto fundamental ao negócio que está intrinsecamente ligado à inovação. Essa visão, no entanto, mudou drasticamente à medida que a Internet, os dispositivos móveis e a conectividade se tornaram mais interligados.

Caminhando para o que chamamos de Quarta Revolução Industrial, é hora de as empresas planejarem detalhadamente a demanda tecnológica e elevar o patamar de importância dela, tornando-a indispensável dentro da estratégia e do plano de negócios.

Fatores que incentivam a transformação digital

Vejam que interessante:  97% dos consumidores no Brasil buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas, segundo uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

Isso indica o quão difundido é o uso da Internet. Já não podemos tratá-la como um canal de marketing de nicho. Atualmente, os canais online são a maneira mais simples e econômica de capturar um grande público bem informado.

Hoje em dia, a maioria das pessoas permanece conectada através das redes sociais. Este é um mercado altamente lucrativo e expansivo para que as empresas modernas possam penetrar e avaliar os padrões de compra dos clientes, de modo que possam acima de tudo entregar experiências personalizadas aos seus consumidores.

Mas não é somente o Marketing que pode ser beneficiado. A transformação digital oferece inúmeras vantagens e opções, incluindo gerenciamento de inventário, insights detalhados, interação aprimorada com o cliente em tempo real, maior produtividade, previsão financeira mais confiável, decisões de negócios mais assertivas e alocação de recursos melhorada.

Apoiando a transformação digital

Por parte das empresas, os líderes já perceberam que, ao assumir um papel ativo, tentando simplificar a tecnologia atual e erradicar quaisquer complexidades no processo, os resultados são mais rápidos e mensuráveis.

A tecnologia e inovação, quando combinadas com negócios digitais, dão suporte à transformação digital de uma empresa, resultando em vantagens competitivas. Ela ajuda as empresas a atender às demandas da economia digital em mutação.

Outro ponto importante que não podemos deixar de mencionar diz respeito aos millennials, também conhecidos como Geração Y. Essas pessoas já estão cientes das tendências mais recentes em tecnologia e cada vez mais ficam a par de quaisquer desenvolvimentos. Isso significa que as empresas precisam estar prontas para o digital em todos os momentos.

Isso também está relacionado com a forma como esta geração enxerga as possibilidades de trabalho e a aderência ao trabalho freelancer, ao trabalho remoto e ao constante crescimento do nomadismo digital.

Razões para se tornar digital

Agora que você já entendeu sobre a importância da transformação digital como um todo, conheça algumas razões pelas quais é crucial passar por este processo:

1. Ser encontrado!

Numa busca online, se não encontramos algo no Google por exemplo, assumimos que ele não existe. Os clientes buscam ativamente informações relacionadas a serviços e produtos antes de chegarem a uma decisão de compra. O investimento correto em Ads por exemplo, mais uma ampla estratégia em redes sociais irá alavancar seus negócios e fazer com que ele seja facilmente encontrado por seu público alvo.

2. Processos compartilhados e na nuvem

A transformação digital permite que os funcionários se tornem muito mais focados e produtivos com o compartilhamento de dados em nuvens e processos integrados para que estejam conectados, independentemente de estarem fisicamente juntos ou separados.

Isso foi possível graças a diferentes aplicativos e outros softwares que ajudaram a tornar as empresas muito mais organizadas e agora é capaz de arquivar dados de maneira de forma mais eficiente e eficaz.

3. Eco-friendly

Com a ajuda da transformação digital, as empresas finalmente conseguem eliminar o papel. Esse processo reduz custos e protege o meio ambiente. E se ela acima de tudo passa a adotar o trabalho remoto como estratégia, a economia vai além: o funcionário não precisa se locomover diariamente até o escritório, tirando um carro das ruas e ajuda a poluir menos (sem contar outros custos que envolvem tais como economia com alimentação, energia elétrica, ampliação de espaços físicos…).

4. Conhecer melhor o seu público alvo

Ter uma presença online permite que você conheça melhor o seu público-alvo. Você também pode obter informações em tempo real de dados demográficos, números de visitantes diários em seu site, incluindo seu país de origem, preferências, gostos e assim por diante. As empresas podem usar essa tecnologia digital para traçar objetivos de crescimento e inovação por exemplo.

O tempo para a transformação digital é agora e toda empresa precisa de uma estratégia digital sólida para tomar decisões sólidas e se quiser ter sucesso.

Além disso, você deve usar a transformação digital para ampliar a competitividade, fortalecer os diferentes aspectos de sua empresa e abarcar novas tecnologias.

Juliana Belmudes Workana

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas