[flexslider][flexitem img=”” alt=””][flexitem img=”” alt=””][/flexslider]
Além do capital financeiro, essencial para a sua empresa funcionar, existe outro que, a cada dia, torna-se mais importante para conquistar e manter o sucesso, apesar de não estar no balanço da empresa.
Thomas A. Stewart, o criador do conceito, entende que Capital Intelectual são os talentos, habilidades, tecnologias e relacionamentos, utilizados para a empresa criar riqueza.
Você sabe qual é o capital intelectual da sua empresa?
O que você tem feito para preservar e aumentar o capital intelectual da sua empresa?
Este assunto é tratado com prioridade no Plano Estratégico da sua empresa?
O capital intelectual é usado como um diferencial competitivo para conquistar e manter clientes na sua empresa?
Capital financeiro é commodity. O dinheiro é o mesmo para todas as empresas. Com o capital intelectual tudo é muito diferente e a cada dia fica mais diferenciado e sob medida. São muitos os exemplos de craques famosos, que são ídolos em um time e vilões em outros. O jogo é o mesmo, as regras são as mesmas, a bola continua redonda, as regras são as mesmas, o salário costuma ser maior quando o passe é comprado, mas nem tudo isso assegura um desempenho superior do atleta.
Não se engane que com dinheiro tudo se resolve. Os principais ingredientes do capital intelectual não estão e nunca estarão à venda na internet ou em lojas especiais. Precisam ser desenvolvidos ou conquistados, e principalmente, preservados e valorizados.