A sua empresa tem Capital Intelectual?

[flexslider][flexitem img=”” alt=””][flexitem img=”” alt=””][/flexslider]

capital intelectual

Além do capital financeiro, essencial para a sua empresa funcionar, existe outro que, a cada dia, torna-se mais importante para conquistar e manter o sucesso, apesar de não estar no balanço da empresa.
Thomas A. Stewart, o criador do conceito, entende que Capital Intelectual são os talentos, habilidades, tecnologias e relacionamentos, utilizados para a empresa criar riqueza.
Você sabe qual é o capital intelectual da sua empresa?
O que você tem feito para preservar e aumentar o capital intelectual da sua empresa?
Este assunto é tratado com prioridade no Plano Estratégico da sua empresa?
O capital intelectual é usado como um diferencial competitivo para conquistar e manter clientes na sua empresa?

Capital financeiro é commodity. O dinheiro é o mesmo para todas as empresas. Com o capital intelectual tudo é muito diferente e a cada dia fica mais diferenciado e sob medida. São muitos os exemplos de craques famosos, que são ídolos em um time e vilões em outros. O jogo é o mesmo, as regras são as mesmas, a bola continua redonda, as regras são as mesmas, o salário costuma ser maior quando o passe é comprado, mas nem tudo isso assegura um desempenho superior do atleta.

Não se engane que com dinheiro tudo se resolve. Os principais ingredientes do capital intelectual não estão e nunca estarão à venda na internet ou em lojas especiais. Precisam ser desenvolvidos ou conquistados, e principalmente, preservados e valorizados.

                                                       

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas