Afinal, o que é Marketing?

Resultado de imagem para imagens de marketing
Existem dezenas de conceitos, mas nenhum é tão simples e claro como o que ouvi em 1976 em um Seminário de Marketing nos Estados Unidos, na palestra de um jovem e brilhante professor, que já mostrava que seria um ícone mundial no tema: Philip Kotler. Ele nos encantou quando afirmou que Marketing é “Gerenciar demandas.”  Simples assim.
Pode ser usado para reduzir a demanda por drogas proibidas ou para ampliar a demanda por preservativos.
Este conceito expresso em duas palavras, confirma que o grande poeta Kalil Gibran tinha mesmo razão quando afirmou: “A simplicidade é o último degrau da sabedoria.”

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este post tem 3 comentários

  1. Avatar

    Trabalho com mkt e áreas relacionais há quase 20 anos e não conhecia essa definição, que é muito boa. Mas trago outra sucinta para pensar: Marketing é construir valor.

  2. Avatar
    Leal

    Ouso reunir os pensamentos dizendo que o bom Marketing gera Valor com Simplicidade .

  3. Avatar

    Não comungo com a definição do Kotler. Não penso que marketing é gerenciar demandas e sim que o marketing serve para gerenciar demandas. O marketing é a forma sutil e inteligente de tratar essas demandas. Se construir valor é um bom marketing. Se construir valor com simplicidade é um ótimo marketing. Caso contrário é um péssimo marketing.

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas