Como a inteligência e a pesquisa de mercado contribuem para o sucesso empresarial

Expertise - 021

Seja em um pequeno negócio familiar ou em uma grande multinacional, o dia-a-dia de qualquer empresa é pautado por inúmeras tomadas de decisões que, em conjunto, definem o sucesso ou o fracasso do negócio. Em um mundo cada vez mais competitivo, em que tudo parece estar mudando o tempo todo, errar não é uma opção.

Infelizmente, no Brasil, um quarto das empresas criadas vai à falência antes de completar dois anos de existência e metade fecha as portas antes de cinco anos, de acordo com dados do Sebrae. Neste cenário, como se diferenciar e tomar decisões com segurança?

A resposta é uma só: com informação. E a melhor forma de se obter as informações que sua empresa precisa é através das pesquisas de mercado.

Se a sua empresa nunca fez ou não tem o hábito de fazer pesquisas, comece conhecendo o seu consumidor. Descubra quais são os hábitos de compra e de mídia das pessoas que consomem o seu produto, os principais motivos que influenciam a decisão na hora de efetuar uma compra, se são pessoas digitais ou off-line e se acompanham redes sociais – e quais.

Com essas informações, você já consegue obter insights valiosos para o seu planejamento estratégico e descobrir, por exemplo, se é hora de ampliar a sua presença mobile ou mudar a sua estratégia de marketing nas redes sociais.

Além disso, com uma pesquisa de mercado, você pode saber o que as pessoas acham do seu produto, se estariam dispostas a comprá-lo de novo e por quanto. Mais do que isso, você pode comparar o seu produto ou serviço com o da concorrência e descobrir como vender mais.

Outro público valioso, que pode dar insights importantes sobre como melhorar o seu faturamento, é o seu próprio público interno. Realize uma pesquisa com os seus vendedores e descubra falhas na distribuição das mercadorias ou descubra sugestões valiosas de como organizar os pontos de vendas (PDVs).

Depois de tudo isso, se quiser fazer uma campanha no rádio, na TV ou na própria internet, não aprove o material publicitário com base no seu próprio gosto. Faça um teste através de uma pesquisa de mercado e veja se a campanha vai atingir os resultados esperados e transmitir a mensagem que você pretende.

São inúmeras situações em que a pesquisa se torna uma ferramenta aliada para presidentes e gestores tomarem decisões com segurança e assertividade.

Christian Reed
CEO Expertise
http://site.expertise.net.br/

 

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas