Como adaptar sua carreira para lidar com novos cenários?

Em tempos que exigem maturidade, resgatar um importante valor da infância pode ser a solução
para a sustentabilidade da sua carreira

O momento é de desaceleração econômica em muitos setores e, além de todas as transformações na rotina dos profissionais devido o isolamento social, as empresas também estão tendo que rever seus modelos de negócios.

A consequência é que o cenário exige profissionais ágeis e capazes de se adaptarem rapidamente às mudanças.

Quando uma mudança é necessária há duas opções: ou desenvolvemos flexibilidade e percebemos que somos mais capazes do que acreditávamos ser, ou paralisamos e ficamos apegados ao antigo.

Qual opção parece ser mais interessante para o seu futuro profissional? Eu sei, às vezes as mudanças assustam, ainda mais quando urgentes. Porém, praticar a adaptabilidade estimula o raciocínio, amplia nossa capacidade de tomar decisões e fortalece a resiliência – valores essenciais para o momento atual. Como tudo, desenvolver uma habilidade é apenas uma questão de mudança de pensamento e muita prática.

A adaptação está ligada à nossa capacidade de percepção. Entenda, o mundo está em constante transformação. Mesmo antes da pandemia, mesmo antes da intensa chegada da tecnologia, mesmo antes de você nascer.

A natureza desse planeta é feita de ciclos, nossa biologia humana também. Cada fase exige adaptação e resistir é também negar se adaptar a vida como um todo. Ou seja, não estamos falando apenas da sua carreira, mas do seu bem-estar como indivíduo e da saúde das suas relações.

O quanto de energia criativa você desperdiça resistindo ao novo? Ao invés de se distrair acreditando que não consegue se adaptar à algo, que tal se, ao invés, você apenas se permitir ser curioso novamente, assim como era quando criança? Não à toa elas aprendem com tudo e todos e a todo o momento. Essa capacidade não é esquecida, no máximo fica empoeirada. Nada que um
paninho de boa vontade não resolva.

Através da curiosidade, a base para qualquer novo aprendizado, tudo pode ser mais simples. A internet está munida de boas informações e de cases inspiradores. Você apenas precisa entender o que, de fato, você precisa aprender ou se estimular para ter uma boa i deia e pesquisar, pesquisar e pesquisar.

Mude o tempo todo. Reveja seus hábitos de consumo de informação. Quando acaba o seu expediente, o que você faz para relaxar? Que tipo de conteúdo consome? Que tipos de relações e atividades você se nutre?

Conversar sempre com as mesmas pessoas, assistir sempre o mesmo canal, ou tipo de série não te leva à novos olhares. Pode ser confortável, mas te limita e, atualmente, estamos tendo a oportunidade de perceber o quanto ter que ficar em casa, limitados às paredes, é incômodo.

Para se integrar a esse valor você terá que ampliar suas fontes de conhecimento. Faça novos cursos, converse com pessoas diversas, assista aos inúmeros TED’s (mesmo que o conteúdo não se relacione com a sua área de atuação), se inspire, movimente sua capacidade de se engajar em novos conteúdos, ideias e caminhos.

A adaptabilidade é fruto da humildade de perceber que nunca saberemos o bastante, e tudo bem. Que bom poder mudar, não é mesmo? Que tal, após ler esse artigo, rever sua rotina e incluir novas atividades e relações nela? Garanto que você vai se surpreender com a riqueza de aprendizados que terá nessa jornada.

E tudo isso irá influenciar na sua habilidade de lidar cada vez melhor com as mudanças estruturais do seu trabalho, além de te manter inspirado e atualizado para trazer novas i deias à empresa e à sua vida.

Boas pesquisas!

Sofia Esteves, presidente do conselho do grupo Cia. de Talentos

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas