Como o domínio de idiomas pode contribuir para o sucesso empresarial

Babi

No mundo de hoje, competitivo e veloz como nunca, o indivíduo que almeja atingir uma posição de relevância em áreas diferenciadas tem que ter em sua bagagem habilidades e competências que deem a ele visibilidade no mercado de trabalho.

É mais do que evidente que o nível de exigência requerida para o sucesso de um indivíduo na força do trabalho e na sociedade como um todo é bem diferente do que era colocado na balança há uns poucos anos atrás.

É condição “sine qua non” que os profissionais de hoje dominem pelo menos o inglês, língua universal sem a qual não se conversa com o mundo. O mundo gira com e através do inglês, independente da área em que se atua.

Ferramenta vital, eu diria, para inserção na quase absoluta maioria dos nichos de mercado, o espanhol, mandarim, francês ou qualquer outro idioma têm também o seu grau de importância face às demandas atuais.
O mercado oferece hoje várias opções para os executivos, principalmente aqueles que ainda não se sentem confortáveis em se expressar no uso do inglês ou de outro idioma. Os cursos a distância ganharam espaço e a cada dia se tornam mais sofisticados usando plataformas especiais para o desenvolvimento de todas as habilidades.

Outro “hit” do momento são os programas de imersão oferecidos aos finais de semana em locais ambientados nos moldes dos “American Camps”. Também é indispensável o conhecimento de mundo. O executivo com experiência internacional é sem dúvida muito mais valorizado.

E há tantas opções de cursos especializados no desenvolvimento do inglês ou qualquer outro idioma por esse mundo afora que com determinação e persistência é muito mais fácil se internacionalizar.
Enfim, o que o mundo quer e exige é um profissional capacitado de forma integral, de forma quase que holística em que o seu potencial seja trabalhado nas diversas faces do ser humano. A força está aí! Basta ligar a tomada!

O primeiro passo é sempre detectar, com sinceridade, as nossas fragilidades e ir à procura do conhecimento. O conhecimento é e sempre foi a forma mais eficaz de obter poder.
A palavra recém-criada “empoderamento”, que vem do inglês “empowerment” diz tudo: se tornar forte através do conhecimento, de fazer bom uso de seus talentos para alcançar tudo aquilo de que o seu potencial é capaz de concretizar.

Babi Vasconcelos
Presidente da Greenwich Schools e Greenwich Tours
http://www.greenwich.com.br/

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este post tem um comentário

  1. Avatar
    Anuar

    Totalmente de acordo. Sem uma segunda língua ficamos escravos de “verdades’ manipuladas e acorrentados aos sem opção.

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas