Como o relacionamento com a mídia pode contribuir para o sucesso empresarial

 

JR - Interface - Erwin Oliveira - Interface - (4) cortada

A interação de uma marca com o consumidor é um processo complexo, que envolve muitos aspectos subjetivos. Não basta uma empresa ser conhecida e difundir suas marcas através dos meios tradicionais de divulgação.

Uma ótima campanha publicitária faz muita diferença, claro, mas as empresas realmente vitoriosas e que se perenizam são as que constroem uma forte REPUTAÇÃO. Mais do que um bom produto ou serviço é preciso que o consumidor perceba e tenha uma visão positiva da empresa como uma entidade social.Ou seja, a empresa precisa transmitir valores positivos de sua história, postura comercial e, nos últimos anos, principalmente, compromisso com a responsabilidade social, sustentabilidade e ética.

A construção de uma reputação positiva é um processo de longo prazo e envolve toda a organização. Para transmitir os conceitos positivos uma grande importância deve ser dada à imprensa.

O empresário que deseja fortalecer a reputação de sua empresa e consequentemente ampliar o potencial de seus negócios precisa dar uma grande atenção ao relacionamento com os veículos de comunicação.

A imprensa abre oportunidades e tem espaço para que qualquer empresa possa difundir notícias positivas sobre seus investimentos, projetos sociais, políticas de recursos humanos, interação com as comunidades, projetos de sustentabilidade. A atividade é consolidada quando o relacionamento entre jornalistas e a empresa e/ou organização é construído de forma contínua, ágil, atualizada e transparente.

Outro aspecto fundamental nesse relacionamento é a gestão da imagem em momentos de crise.Toda organização está sujeita a problemas que afetam a opinião pública e pode ganhar destaque na mídia. As empresas precisam estar preparadas para esses momentos. A assessoria de imprensa profissional, quando alinhada com o planejamento estratégico da empresa, atua de diversas formas na gestão de crises. Na empresa bem preparada, a assessoria identifica situações de risco que podem gerar crises de imagem e atua preventivamente, evitando que essas aconteçam. Identifica cenários, antecipa ações diante de fatos que podem ocorrer e treina pessoas para enfrentar essas situações. Quando algum problema ultrapassa os limites da organização e entra como pauta na mídia, a empresa precisa estar preparada para atenuar ao máximo os danos em sua imagem. Para isso, é importante que ela sempre trabalhe seus conceitos positivos, para que conquiste um “crédito de imagem”, ou seja, informações e percepções positivas que serão lembradas pela sociedade em um momento difícil. Empresas que divulgam e promovem suas notícias possuem melhor relacionamento com o público consumidor e com os colaboradores. Ao criar o hábito de se relacionar com a imprensa, a companhia dissemina conteúdo e se torna mais visível e conhecida pela transparência.

A empresa e o empresário não podem mais focar e voltar seu olhar somente para si; ele tem de estar ligado, olhar sempre para fora, ao seu redor, pois é nesse meio que a notícia e a vida acontecem e que a tão valiosa reputação de seu negócio é construída.

José Renato de Resende Lara
Diretor Presidente da Interface Comunicação Empresarial
http://www.interfacecomunicacao.com.br/

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas