A interação de uma marca com o consumidor é um processo complexo, que envolve muitos aspectos subjetivos. Não basta uma empresa ser conhecida e difundir suas marcas através dos meios tradicionais de divulgação.
Uma ótima campanha publicitária faz muita diferença, claro, mas as empresas realmente vitoriosas e que se perenizam são as que constroem uma forte REPUTAÇÃO. Mais do que um bom produto ou serviço é preciso que o consumidor perceba e tenha uma visão positiva da empresa como uma entidade social.Ou seja, a empresa precisa transmitir valores positivos de sua história, postura comercial e, nos últimos anos, principalmente, compromisso com a responsabilidade social, sustentabilidade e ética.
A construção de uma reputação positiva é um processo de longo prazo e envolve toda a organização. Para transmitir os conceitos positivos uma grande importância deve ser dada à imprensa.
O empresário que deseja fortalecer a reputação de sua empresa e consequentemente ampliar o potencial de seus negócios precisa dar uma grande atenção ao relacionamento com os veículos de comunicação.
A imprensa abre oportunidades e tem espaço para que qualquer empresa possa difundir notícias positivas sobre seus investimentos, projetos sociais, políticas de recursos humanos, interação com as comunidades, projetos de sustentabilidade. A atividade é consolidada quando o relacionamento entre jornalistas e a empresa e/ou organização é construído de forma contínua, ágil, atualizada e transparente.
Outro aspecto fundamental nesse relacionamento é a gestão da imagem em momentos de crise.Toda organização está sujeita a problemas que afetam a opinião pública e pode ganhar destaque na mídia. As empresas precisam estar preparadas para esses momentos. A assessoria de imprensa profissional, quando alinhada com o planejamento estratégico da empresa, atua de diversas formas na gestão de crises. Na empresa bem preparada, a assessoria identifica situações de risco que podem gerar crises de imagem e atua preventivamente, evitando que essas aconteçam. Identifica cenários, antecipa ações diante de fatos que podem ocorrer e treina pessoas para enfrentar essas situações. Quando algum problema ultrapassa os limites da organização e entra como pauta na mídia, a empresa precisa estar preparada para atenuar ao máximo os danos em sua imagem. Para isso, é importante que ela sempre trabalhe seus conceitos positivos, para que conquiste um “crédito de imagem”, ou seja, informações e percepções positivas que serão lembradas pela sociedade em um momento difícil. Empresas que divulgam e promovem suas notícias possuem melhor relacionamento com o público consumidor e com os colaboradores. Ao criar o hábito de se relacionar com a imprensa, a companhia dissemina conteúdo e se torna mais visível e conhecida pela transparência.
A empresa e o empresário não podem mais focar e voltar seu olhar somente para si; ele tem de estar ligado, olhar sempre para fora, ao seu redor, pois é nesse meio que a notícia e a vida acontecem e que a tão valiosa reputação de seu negócio é construída.
José Renato de Resende Lara
Diretor Presidente da Interface Comunicação Empresarial
http://www.interfacecomunicacao.com.br/