Conheça os desafios da inteligência de mercado

Especialistas em inteligência de mercado são essenciais para apontar oportunidades e apresentar a gestores as principais tendências mercadológicas que terão impacto positivo em seus negócios. Cada vez mais relevante para o sucesso dos empreendimentos, a inteligência de mercado é baseada em alguns princípios básicos como a economia de recursos, fundamental para a transformação de marcas em players competitivos.

Veja abaixo quais são os maiores desafios da inteligência de mercado e como lidar com eles:

Atualize-se constantemente

Além de informação a respeito da tomada de decisões, agilidade e desempenho são os grandes diferenciais dos bons gerentes de inteligência de mercado. Eles devem possuir, também, formação multidisciplinar e experiência.

Alguns desafios, entretanto, são inevitáveis. Esses profissionais devem prever possíveis dificuldades para planejar sua estratégia em business intelligence. Já que eles fazem parte do processo de tomada de decisão nas empresas, um dos maiores desafios é encontrar alguém quem conheça bem um negócio a ponto de se equiparar ao próprio CEO!

Compartilhe informações para conquistar eficiência

O compartilhamento de informações internas é vital para amplificar os resultados obtidos com inteligência de mercado. Organização e diálogo são são palavras-chave! Boa parte do conhecimento empresarial está na atuação dos colaboradores. Construir pontes entre o profissional de inteligência de mercado e seus departamentos será fundamental para que ele realize seu trabalho de maneira eficiente.

O ideal é que os processos e metodologias relevantes para cada departamento sejam documentados e estejam acessíveis.

Obtenha as análises certas para seu negócio

Informação é muito importante para a atuação de profissionais ou departamentos de inteligência de mercado. Obter análises precisas e investir em pesquisa é o que torna sua atuação menos problemática. Conheça seus concorrentes, mercado local e clientes em potencial e veja a diferença nos seus resultados!

Use a tecnologia a favor da tomada de decisões

A boa notícia é que apontar as análises adequadas para a tomada de decisões também faz parte do escopo de atuação dos gerentes de inteligência de mercado. Só eles podem decidir que tipo de conhecimento é relevante para a condução de novos negócios e, por isso, devem estar aptos a comparar dados e definir oportunidades de acordo com o resultado dessa comparação. A tecnologia tende a simplificar esse processo, possibilitando a análise automatizada de grandes conjuntos de dados e otimizando a atuação dos gerentes.

Há que se considerar a velocidade com que a troca de informações e realização de análises acontece, por se tratar de uma área tão dinâmica e fundamental para a realização de negócios. Estar próximo a clientes e atento aos competidores vai tornar os desafios da inteligência de mercado mais simples e levar ao aprimoramento.

Escolha bons profissionais, ofereça o instrumental adequado para sua atuação e crie uma rede significativa de relacionamento entre os membros de sua equipe. Fazendo isso, sua organização está preparada para superar muitos desafios de mercado!

Armindo Gabriel Sgorlon
CEO da SGA Tecnologia Inteligente
www.sgatecnologia.com.br

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas