Criatividade, Imaginação e Inovação

criatividade

A maioria dos adultos passa a vida inteira fazendo algo de que não gosta. Muitas pessoas não têm ideia de quais são seus talentos e acabam levando uma vida pouco gratificante. O talento faz parte da natureza humana como um recurso natural, mas permanece geralmente escondido sob a superfície. É preciso desenterrá-lo e saber o que fazer com ele.

O cantor Paul McCartney foi solicitado a responder se ele gostava de música quando estava na escola.
Paul respondeu que odiava e que o professor pensava que ele não tivesse talento.

Assim sendo é possível imaginar quantos talentos temos a nossa volta precisando apenas ser descobertos!!!

A inovação nas empresas talvez seja uma das principais prioridades estratégicas.

A inovação é um subproduto da criatividade. Para inovar, é preciso estimular a criatividade. Isso passa a ser imperativo. É essencial ter boas ideias todos os dias!!!

As novas tecnologias mudaram a forma e o ritmo de estudar, pesquisar, comunicar-se e aprender, alterando também as expectativas dos seres humanos. Estamos enfrentando desafios maiores, que são fruto do produto da criatividade humana. Portanto, precisamos ser mais criativos, e parte disso diz respeito à educação e ao modo como administramos as empresas.

Grandes líderes entendem que, se as condições forem ideais, o crescimento é inevitável.

Existem três mitos para o desenvolvimento da criatividade nas empresas:

Mito 1 – Só pessoas especiais são criativas

Todos têm potencial criativo, mas nem todos conseguem desenvolver essa competência. O que falta é uma cultura de inovação que deveria envolver a todos. Muitas organizações dividem as equipes em pessoas criativas e não criativas, e isso não deveria acontecer.

Mito 2 – A criatividade requer atributos especiais

Criatividade nada tem a ver com dons artísticos, tudo o que envolve inteligência, envolve criatividade. Você pode ser criativo em qualquer área. É preciso envolver todos os cargos das empresas. A Starbucks não inventou o café, mas a cultura de tomar café de modo diferente.

Mito 3 – Ou você é bom ou não é

A inovação é uma questão de liderança. A empresa pode ser mais inovadora dependendo do estilo de liderança.
É preciso criar um clima no qual as pessoas contribuam com ideias. É uma passagem do estado de comando e controle para o de controle climático. Um grande líder não precisa ter boas ideias, precisa criar um ambiente para que as pessoas tenham grandes ideias.

Inovar é colocar em prática boas ideias. É cultivar a imaginação!

 

José Luis Poli
Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios
Transpes
55 31 99700-5883

 

 

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas