Cuidado para não partir ao meio e afundar seu barco

cabo de guerra no remo

O conceituado Prof. Falconi afirma que “Você pode ter o melhor time, mas se não existirem diretrizes claras, cada um remará num rumo diferente, sem chegar a lugar algum.” Pior do que não chegar a lugar algum, será chegar a um lugar errado ou partir o barco ao meio, naufragando e perdendo para sempre a sua equipe e os  seus recursos. São três os motivos para que isso aconteça:
1- Por não existirem as diretrizes.
2- Por existirem e não serem claras ou serem contraditórias.
3- Por existirem, serem claras mas não serem divulgadas da forma correta, que gere compromisso de todos.
Qual motivo cria esta situação na sua empresa?
Se as diretrizes não existirem, mostre a todos que elas são necessárias e que irão direcionar os esforços e as competências de todos, gerando benefícios também para todos.
Se as diretrizes existirem e não forem claras ou serem contraditórias, faça uma revisão profunda, ouvindo opiniões de áreas diversas, traduzindo para que permita o entendimento em todos os níveis da empresa. Verifique também se existe coerência entre elas. Pode parecer óbvio esta simples necessidade, mas não é difícil encontrar diretrizes que, se realmente utilizadas, provocariam muitas divergências.
Se as diretrizes existirem e serem claras, divulgue como orientações e não como ordens. Ordens costumam gerar resistências. Orientações tendem a ser entendidas como apoio e não imposição.

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas