Empresa 5.0.

Falar em “empresa” 5.0 é falar de um organismo que vem tomando forma ao longo de décadas sem que a maioria das pessoas tenham percebido, e que agora começa a tomar uma forma mais concreta. Já nos anos 1970 Alvin Toffler, em “O choque do Futuro”, descreveu a sociedade digital com alguns detalhes que hoje estão a nossa disposição. Nos anos 1990, William Bridges em “Um Mundo Sem Empregos” descreveu com rara precisão como funcionaria a organização e quais seriam ao comportamento de gestores e profissionais em um ambiente de alta oferta de facilidades operacionais proporcionadas pela tecnologia digital, mecânica, física, biológica e comportamental.

Eram profeta, adivinhos, gurus, essas pessoas? Não! Eram cientistas com grande habilidade de percepção dos movimentos científicos e sociais correntes, e grande capacidade de análise e interpretação das conexões sistêmicas existentes entre fenômenos diversos, que já se apresentavam como possibilidades futuras.

Futuro que hoje vivemos, mas que não está terminado! Como afirma Heráclito, “o mundo é movimento, nada está parado”, portando com o conhecimento atual transformado em práticas inteligentes estamos criando novos modelos para a vida humana.

Nesse ponto é bom lembrar que computadores, internet, automóveis, edifícios, programas de computadores e etc., são consequências, resultados, da atividade humana e, ao mesmo tempo são recurso que gestores e profissionais de toda ordem utilizar para criar valor destinado a melhorar a vida da sociedade a que servem.

A organização 5.0 são os gestores e profissionais 5.0 que estão se comportando… Caminhando… Utilizando todo tipo de conhecimento e inteligência e criando um futuro a cada minuto do dia, com algumas características bem concretas que podemos observar claramente……

  • Utilizam tecnologia digital disponível de forma conectada e cooperativa com todos os componentes de seu ambiente vital: fornecedores; trabalhadores diretos; prestadores de serviços; clientes; governos; familiares e a sociedade a sua volta.
  • Participam ativamente das decisões governamentais na busca por uma sociedade economicamente equilibrada. Visto que sem consumidores informados não há riqueza.
  • Constroem uma organização sem muros. Com um tráfego de informações contributivas 3600 de entrada e saída.
  • Profissionais trabalhando por projetos com contratos bem definidos no que se refere aos ganhos de ambas as partes.
  • Gestão por meio de liderança contributiva. Capaz de definir com clareza suas expectativas, acompanhar com objetividade e inteligência as atividades contratadas e avaliar sua efetividade e continuação futura. Tudo isso sem vínculos de “mando”!
  • Gestão interina. Profissionais com alta capacidade de liderar pessoas em busca de realizações definidas em projetos, com clareza de propósitos e coragem para distribuição de reconhecimentos e ganhos de todas as espécies.
  • Com lucratividade menor, mas com maior participação na sociedade e no mercado em que atua. Lucratividade com sustentabilidade.
  • Em busca da realização de uma missão que proporciona sentido para a sua existência.
    Poderia descrever mais algumas dezenas de características comportamentais e realizações do cenário que estamos vivendo e do cenário que estamos criando para nossa civilização. Mas, por horas basta encerrar enfatizando que a organização 5.0 é aquela que é capaz de se reinventar continuamente, moldando seu próprio futuro. Considerando clientes, fornecedores, governos e a sociedade em geral componentes vitais para sua existência. Capacidade que se aprimora continuamente pela sua coragem em modificar sua própria forma de conduta a partir da captação de conhecimentos novos associados à contribuição que proporciona para a sociedade, e do conhecimento dos resultados de suas próprias realizações…
    Capacidade que só seres humanos são capazes de praticar!

LAUTER F. FERREIRA – AYRES & FERREIRA LTDA.

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas