Existe segunda-feira?

Marcio Barros2a feira 3

De repente apareceu um paraquedas trazendo um calendário de mesa. Ele admirou suas cores e a suavidade da aterrisagem. Afinal, já estava passando da hora de começar a planejar 2016. Soltou o calendário e levou o paraquedas para o seu filho brincar.

Contei essa história para um coachee, que odiava a segunda-feira. Ele não gostou. Mas, depois começou a rir. Percebeu que quase chegava a uma alucinação. Muitas vezes ficamos alucinados com a realidade da vida. Mas, não vivemos na realidade da vida. Os nossos sentidos captam a realidade e uma representação é desenvolvida por meio das nossas crenças e valores. “Não vemos o mundo como ele é, mas sim como nós somos”.dizia Talmud.

“O mapa não é o território” é uma expressão que aprendi durante minha formação em Programação Neurolinguística (PNL). Alfred Korzybski, engenheiro, filósofo e matemático polonês publicou esse conceito num encontro da American Mathematical Society em 1931. É uma expressão que se refere à forma como o ser humano interage com a realidade na qual ele se encontra. Ela representa o fato de que não temos acesso direto à realidade em si, mas sim às percepções da realidade em que vivemos.

Enquanto a realidade é representada pelo “território”, a nossa percepção da realidade é o “mapa mental” que construímos para descrever o território em que vivemos.

Com certeza você conhece muitos profissionais que matam não apenas a segunda-feira, mas a terça, a quarta, a quinta e começam a ter mais motivação na sexta.

O que importa não é a segunda-feira que existe no calendário, e sim a segunda-feira que existe em nosso modelo do tempo. Não precisamos negar que muitas vezes é um dia chato, pesado e sem graça. O perigo é acreditar cegamente que não é possível ser produtivo na segunda-feira.

Falando nisso, como você está percebendo, interagindo com a crise?

Ela existe. Vai sobreviver quem souber representá-la como uma oportunidade de crescimento, um tempo fértil para inovar, criar, aprimorar as relações interpessoais.

Márcio Barros.
FANPAGE: Márcio Barros. Palestrante Motivacional

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas