Estamos vivendo um ano de desafios marcado por dificuldades políticas e econômicas que colocam um freio na demanda. As exigências são de apostas e estratégias dentro deste cenário recessivo, onde as vendas não aumentam, mas os custos continuam pressionando. Esta é a realidade do contexto empresarial e do cidadão comum.
E tem mais! Surge um novo modelo empresarial, a disrupção que desestabiliza e a necessidade da eficiência com gestão integrada. É preciso ganhar inteligência competitiva não só para lidar com o contexto atual, mas para ganhar musculatura para os próximos anos.
Aumentar a velocidade, a eficiência dos processos e a troca de informações é vital para um olhar mais integrado e sistêmico no acompanhamento da roda viva dos negócios. Olhar para o futuro com esperança, sabendo que teremos anos duros pela frente.
E o cidadão? Onde está a dignidade que o trabalho promove? São milhões de brasileiros que continuam sem emprego e sem perspectivas. Muitos desistiram e buscam, incrédulos, por alternativas sem o repertório para o encontro com a solução.
Enquanto a economia tropeça os desastres ambientais em territórios e comunidades vão além do imaginável. Precisamos de alertas e de ações que impliquem cada cidadão quanto à responsabilidade de se blindar nesses tempos e se preservar. Isto é possível? Isto faz parte do sonho?
O cuidado com a saúde, o controle emocional, a esperança e a perspectiva de construir um amanhã renovado fazem parte do sonho. Para viver é preciso desejar.
Entretanto, deparamo-nos, cada vez mais, com perguntas sem romantismo e seguimos um pouco mais livres dos inputs da vaidade, ilusoriamente, triunfante. Seguimos com a certeza de que há espaço para o trabalho, para o esforço e que o ânimo ainda aceita provocações.
O termômetro sagrado, onde a mentira não tem trânsito, se anuncia pelos cantos. O estresse mexe com o nosso corpo e com a nossa cabeça.
A caminhada exige atenção, exige vigília dos movimentos sutis do mercado, tanto das suas respostas quanto das perguntas. Concorrentes entrando e saindo de arenas empresariais em um baile frenético. Tudo fora de lugar. Inovações que criam um novo mercado de consumidores e novos modelos corporativos. Provocativos em suas bases, mas sem obstáculos para o aprendizado. Impera a resiliência.
E os apuros? Estamos aprendendo com humildade a recomeçar diferente, a olhar por novos ângulos, a dar mais espaço para a simplicidade e para a força da união de times em constante mutação.
De tudo, há um registro que estará presente: para entrar nesta onda competitiva e vencer, há de se respirar, inspirar e transpirar (deixar surgir; transparecer; manifestar; exalar).
Dentro do nosso negócio de Executive Search, revelam-se os novos cargos e funções, ainda pouco conhecidos. Estes resultados transcendem às pesquisas de mercado amplamente divulgadas. É o próprio mercado em mutação.
Chegamos ao futuro!!!
Efigênia Wend – CEO Upside Group