A Gestão de Negócios na Era Digital

É notória a velocidade com que as mudanças estão ocorrendo na atualidade, principalmente no mundo dos negócios – Industry 4.0, New Retail, Home Office trend etc. A tecnologia é o acelerador dessas mudanças e a inovação é o combustível – o segredo do sucesso. Assim, a transformação digital nas empresas tornou-se tema de preocupação, sobrevivência, investimento de tempo e recursos, fonte de diferenciação, enfim, presente em todas as agendas. Bem-vindo a Era Digital!

Acompanho a evolução – ou decadência – de algumas profissões e fiquei impressionado com a área de TI nas empresas. O curso de bacharelado, embora importante, perde espaço para as diversas certificações disponíveis. Essas certificações exigem atualizações constantes – recertificação –, que demandam tempo, estudo e recursos. Ou seja, se os profissionais de uma das áreas mais importantes da transformação digital se tornam “obsoletos” rapidamente, imagina você, que não é da área e depende dela.

A boa notícia é que, se você terceiriza os serviços de TI para empresas especializadas, ou investe na atualização constante de seus colaboradores da área de TI, terá sempre os melhores profissionais à sua disposição. Aqui, uma constatação importante e bem antiga – ter os melhores no “time” contribui muito para o sucesso de seu negócio. Nova realidade (digital), fórmula antiga (pessoas). Mas não fique feliz tão rapidamente: o quanto você entende da nova realidade impacta diretamente no uso da fórmula e, por consequência, nos seus resultados.

Assim, surgem as grandes questões da gestão atual: como me manter atualizado diante das constantes mudanças? Qual o impacto da tecnologia nos meus negócios? Como entender meus clientes e me antecipar – ser protagonista – às suas necessidades e expectativas? Como implementar uma cultura inovadora na minha empresa? Como estabelecer um modelo de negócios e processos eficazes e ter pessoas qualificadas para a nova realidade digital? Como acompanhar os movimentos rápidos dos meus competidores, ou mesmo, como identificar quem são ou de onde surgirão meus competidores? Isso é só para começar…

Bem-vindo à nova realidade! São as perguntas (boas, certas) que conduzirão seus negócios; e será a busca pelas melhores respostas que contribuirão para o seu sucesso. Não existem respostas de prateleira, cada negócio tem a sua própria dinâmica de funcionamento. As constantes mudanças requerem modelos flexíveis, capazes de se adaptarem rapidamente. Cercar-se das melhores pessoas, mais atualizadas, certamente contribuirá nessa jornada. Viver a vida plenamente, viajar, ter curiosidade e experimentar novas tecnologias, ser simples e humilde, também ajudarão na complexa missão de conduzir os rumos de seu negócio.

Por fim, uma última dica: esteja sempre aberto a parcerias, principalmente com quem lhe complementa – você dificilmente terá dentro de sua empresa todo o conhecimento, pessoas e recursos necessários. Veja e acompanhe as Startups: são inovadoras e muitas vezes disruptivas, ágeis, não temem o risco, apresentam governança e estrutura financeira simples, possuem muita ambição e estão sempre conectadas com a realidade.

 

Oto Morato Alvares
Diretor Regional
Universidade de Cornell.

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas

Fechar Menu