Gestão para Resultados Exponenciais

Focar a gestão em alcançar resultados exponenciais é uma tarefa simples mas não necessariamente fácil!

Muitas vezes as empresas ficam presas em um dilema entre focar na saúde de curto prazo priorizando a estabilidade e previsibilidade da operação, por exemplo maximizando a utilização dos recursos e cortando investimentos, ou focar na saúde de longo prazo priorizando o crescimento da empresa, fazendo investimentos e permitindo uma capacidade protetiva por exemplo. Quando esse dilema não está bem endereçado entre as lideranças da empresa a harmonia também é prejudicada por as ações de gestão podem oscilar entre esses extremos.

Mas na verdade esse é um falso dilema. Crescimento é uma condição necessária para manter a estabilidade e a estabilidade é uma condição necessária para sustentar o crescimento. A ciência é definir as mesmas ações e prioridades de ajudem a empresa a criar uma vantagem competitiva significativa para competir em valor e simultaneamente implantar processos mais robustos e produtivos. E aqui a escolha da palavra foi proposital: ciência!

Para implantar uma gestão focada em resultados exponenciais é necessário utilizar processos de raciocínios científicos, que construam uma robusta lógica de causa e efeito, considerem o comportamento humano reagindo a incentivos e analise o sistema como um todo, não apenas implementando melhorias locais que apenas entregam resultados parciais e muitas vezes de curta duração.

Esses processos de raciocínio científico foram organizados pelo Dr. Eliyahu Goldratt, autor do livro A Meta e criador da TOC, Teoria das Restrições, após o desenvolvimento de inúmeras aplicações da TOC em operações, projetos, distribuição, varejo, finanças, vendas, inovação etc. A aplicação da metodologia de gestão da TOC permite que a empresa desfrute simultaneamente de crescimento, estabilidade e harmonia, colocando o foco da gestão naquilo que realmente precisa ser melhorado e não em tudo que pode ser melhorado.

Na maioria das vezes as empresas contam com potencial humano suficiente para acelerar seus resultados mas o desperdiça de forma não produtiva. O processo científico de focalização da TOC é eficaz e permite através de uma verbalização clara a sincronização dos esforços da empresa para atingir resultados exponenciais de forma muito mais rápida.

Aureo Villagra – Global Partner – Goldratt Consulting

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas