Insight sobre a sua carreira profissional

Transformação começa por uma imagem construtiva e flexível

taxa de desemprego fechou 2019 em 11,9%, atingindo 11 milhões de pessoas, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em tempos incertos, para se ter acesso a uma oportunidade para trabalhar, com base na própria vontade, e que proporcione uma boa experiência de vida, é preciso combinar decisões complexas e cotidianas, tendo o domínio sobre tecnologias, sem esquecer da versatilidade de comportamentos e habilidades.

É um experimento de muitas emoções e racionalidade caminhando juntos. Anteuma decisão desse porte, chega a hora de fazer a si perguntas e buscar respostas. Saber mais de você e ter a sensação de escolha.
É impossível falar de carreira sem olhar para o propósito, a intencionalidade. Uma carreira de sucesso é definida por cargos, remuneração, promoções e privilégios? É preciso algo fora de você para estar apto a responder por uma demanda com efetividade?

O futuro chega velozmente, de sobressalto, oriundo de boatos ou previsões, exigindo respostas rápidas que surpreendem e demandam, de pronto, a presença de novas habilidades. Ainda não há aptidão para responder por novos e, até mesmo, não conhecidos desafios? Sim. Com certeza é preciso confiança para reconhecer que a mudança é interna e que sempre haverá imagens e sonhos que, intimamente, não refletem o caminho. A carreira, de fato, é definida por habilidades e competências e, por como são usadas.

Cabe uma nota sobre o “mindset”, lembrando que, segundo a pesquisadora Carol Dweck, trata-se da atitude mental com que encaramos a vida. Existe o “mindset fixo”, em que a inteligência, assim como certas características da personalidade, não podem mudar, e o “mindset em crescimento”, em que o nível de inteligência pode ser aumentado, e suas características de personalidade, transformadas.

Dentro do exposto, não são somente o talento, as habilidades e os recursos que garantem o êxito. As competências da inteligência emocional como a autoestima, capacidade de realização e a resiliência se fazem presentes. Tudo vai ao encontro, também da originalidade, que ressalta como os inconformistas mudam o mundo.

A situação é simples! Você busca e sente-se feliz com o contentamento dos clientes em relação ao seu trabalho. Importa-se com as suas experiências individuais e sempre busca se superar. Existem preparações no cotidiano que podem proporcionar prosperidade em tempos incertos. As habilidades e competências são adquiridas e ganham força no dia a dia. Nada de milagres que acontecem fora de você.

Acredite firmemente que você é dono e responsável por sua carreira, assim como por sua vida, pois dessa forma terá a total capacidade de se moldar e superar mais do que qualquer outra pessoa.

A mensagem é simples. Crie uma imagem mental construtiva e flexível de si mesmo. Construa, assim, o seu futuro. Acredite, faça e realize. A marca de uma grande carreira é que cada decisão tomada tem um propósito e que somente você é o autor.

Efigênia Wend – CEO Upside Group

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas

Fechar Menu