Liderança Ágil

No ambiente econômico de hoje – um cenário de incerteza, volatilidade e turbulência sem precedentes e sem controle dos acontecimentos, as mudanças ocorrem a toda velocidade, com novas tecnologias, concorrência, ameaças e oportunidades surgindo em todos os lugares o tempo todo. Estamos diante da incerteza do futuro, sem poder renunciar o que era conhecido no passado.

O mercado é um complicado emaranhado internacional de “interconexão” e “interdependência”, onde vivemos diante de uma quantidade de informações que necessitam ser organizadas, processadas e priorizadas. No entanto, a maioria das empresas tem feito pouco para desenvolver a agilidade entre seus líderes. Segundo Bill Joiner e Stephen Josephs ( “Leadership Agility”) , menos de 10% dos gestores têm agilidade suficiente para ter sucesso no longo prazo. Apenas 1% dos líderes tem um desempenho no alto nível de agilidade.

Um líder ágil está totalmente presente no momento, capaz de se envolver com eventos ou , se necessário, rapidamente voltar um passo atrás e ver os problemas a partir de novas perspectivas. Trabalha para atrair todos os públicos de interesse para uma visão estratégica, que oportuniza novas interpretações do que é completamente novo, impulsionando resultados, ajudando a alcançar o máximo potencial das partes interessadas e beneficiando todos.

A decisão simples, não mais existe, mas um mundo complexo, com novas percepções e transformações o que impacta em ter equipes que estejam alinhadas ao ambiente e ao propósito da empresa, visando gerar maior valor ao negócio com entregas em ciclos cada vez mais curtos. Deve criar um sistema de colaboração e feedbacks constantes e honestos, contribuindo para uma cultura de melhoria contínua, gerando um sentimento de empoderamento e equipes auto motivadas, e consequentemente, estimulando a inteligência coletiva.

Navegar no atual ambiente de negócios requer ter líderes que tenham agilidade – capacidade de antecipar a mudança, e tomar decisões e agir de maneira sábia e efetiva em condições complexas e rápidas. Só assim as organizações poderão dar as respostas para se manterem competitivas no mercado.

Esse é o papel do Líder Ágil, num mundo complexo!

Elisabeth Urban – Urban Mindset Consultoria e Educação

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas

Fechar Menu