Como superar a solidão do líder

lider sozinho

Os líderes passam seus dias cercados por pessoas, então a última coisa que eles esperam é sentir-se sozinhos.

A solidão é um sentimento que as pessoas não imaginam ser tão presente na vida de um líder, por estes estarem sempre cercados de pessoas. São reuniões e mais reuniões, assuntos os mais diversos com pessoas também tão diversas.

Entretanto o fato de serem responsáveis por tomadas de decisão importantes, assinatura de contratos, propostas que podem conduzir a empresa a um sucesso financeiro ou a um insucesso além da responsabilidade pelo destino da empresa, faz com que o líder se sinta isolado e às vezes, solitário nas decisões.

Se formos pensar no significado da solidão, podemos defini-la como o sentimento de falta de compartilhamento seja dos sentimentos pessoais ou empresariais. Portanto, estar cercado por funcionários, consultores e clientes não determina que o líder não se sinta só, isolado. A quantidade objetiva de suas relações, nem a medida em que eles parecem ser apreciados ou respeitados, não determinam a ausência do sentimento de solidão, mas sim, se os lideres se sentem emocionalmente isolados.

Nos momentos de reflexão, os pensamentos antagônicos destacam esta solidão. É quando são chamados a tomar decisões cruciais e muitas vezes brutais que afetam a vida de muitas pessoas, os lideres podem facilmente sentir como se não tivessem pares verdadeiros, porque às vezes não os tem. E aí, pode evidenciar a existência de confiança nos parceiros e a capacidades destes de se envolverem verdadeiramente nas questões com as responsabilidades que elas requerem.

A procura de uma ajuda profissional pode ajudar o líder a analisar e entender o que se passa com ele, pessoalmente.

Para encarar a solidão do ângulo profissional, um bom consultor pode ajudar o líder a lidar com o dia a dia da empresa. É importante que tenha em mente se o seu estado emocional está tendo um impacto no seu desempenho, na tomada de decisões ou na forma como ele se comunica com seus parceiros e clientes.

Procurar trocar experiencias com outros lideres, de preferência de um ramo diferente do seu, pode ser uma maneira de conhecer outras realidades e o quanto todos os lideres lidam com o mesmo tipo de solidão diariamente.
A gestão compartilhada é outra solução que deve ser bem estudada.

O líder pode optar por liderar pessoas ao invés de liderar processos. Neste sentido no lugar de ser responsável por fazer “as coisas acontecerem” e seus colaboradores apenas assistirem ao que acontece, este pode ajudar seus colaboradores a assumirem suas responsabilidades na empresa. O líder, então, deve selecionar “talentos” e treiná-los para os papeis de liderança para que eles possam se supervisionar. É importante que o líder seja treinado por um profissional experiente, ou seja um mentor, para que este seja capaz de desempenhar este papel.

Se o líder se sente solitário, compartilhar a gestão lhe dará suporte emocional para o crescimento da empresa, quando cria uma equipe de líderes.

Fátima Santana
CEO
FS Consultores

 

 

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este post tem um comentário

  1. Avatar
    Júio Miranda

    Muito bem colocado. Consigo enxergar nos olhos dos líderes o apelo por uma companhia com quem dividir suas angústias, suas tomadas de decisões. E, realmente, compartilhamento, intercâmbio de experiências, cogestão, entre outras, podem ser boas soluções para a solidão dos líderes.

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas