Meditação, o fator chave para o sucesso

O sucesso real não vem de uma busca ansiosa, mas de um centramento altamente produtivo: a Meditação.

A palavra Meditação tem alguns sentidos muito indicativos. Do latim: ‘medium + ditare’ – quer dizer ‘dirigir-se ao centro’, ‘voltar-se para o centro’. Pode também derivar do verbo latino ‘mederi’, que significa ‘curar, medicar’, donde vem as palavras portuguesas ‘medicamento’, ‘médico’, etc.

young yoga woman sit meditation on sunrise mountain peak rock

 

Meditação, a partir de sua origem, indica um duplo olhar: voltar-se para o centro e buscar cura, remédio para algo que está fora de centro. Meditar, pois é buscar se reequilibrar em seu próprio centro.

Meditação, então, é voltar-se para dentro de si mesmo. Para conseguir isto, não há como fazê-lo sem acalmar a respiração, sem relaxar e se tranquilizar. Enquanto a atenção estiver voltada para fora, num trabalho a fazer, num problema a resolver, numa discussão conflituosa, não tem jeito.

Para ir ao centro, para meditar, portanto, é preciso ir diminuindo o ritmo da respiração,  relaxando os músculos,  acalmando a mente…

E o que acontece, então? Vamos estar nos medicando, porque vamos dando tempo de o nosso organismo encontrar um ponto de equilíbrio, que é o começo da cura de qualquer coisa que possa nos afetar negativamente.

A meditação, portanto, proporciona um caminho de cura para nossos órgãos cansados e estressados, pois os distensiona, dá tempo para se refazerem. Mas é caminho de cura também para nossas emoções, geralmente tensas, carregadas de preocupações, ansiedades, às vezes de mágoas ou irritações.

Acalma também nossa mente, diminuindo o ritmo de nossos pensamentos, dando tempo para refletir, ponderar, às vezes para ouvir melhor o que nos é dirigido. Ao relaxar e ir em busca de nosso centro, estamos simultaneamente baixando o ritmo de nossa mente, acalmamos nossos pensamentos, damos tempo para as imagens e ideias se aclararem.

vencer

E por que, então, meditar é chave para o sucesso?

Com a cabeça muito agitada por acúmulo de pensamentos e dúvidas, às vezes desordenada por emoções carregadas de ansiedade, como é que vamos conseguir dar rumo, como é que vamos focar no que está exigindo nossa atenção e decisão?

Assistindo a alguns jogos da presente Copa Mundial de Futebol, estive reparando nos jogadores que se preparavam para chutar faltas. O Cristiano Ronaldo, por exemplo, se concentrava, até fechava os olhos por um instante, respirava fundo, ia para seu centro. E o chute saia certeiro e fulminante. Reparei no Lionel Messi, no primeiro jogo da seleção da Argentina nesta Copa, quando foi chutar um pênalti – seu olhar era dispersivo, tenso, preocupado em acertar. Resultado, errou o chute. Percebi o mesmo em outras cobranças feitas por ele, todas acertando na barreira dos jogadores adversários. Possivelmente nos próximos jogos ele se recupere. Como? Relaxando, se centrando, mirando tranquilamente o alvo.

É aqui que está a chave para o sucesso. Para o sucesso em qualquer área de atividade humana.

Sucesso no relacionamento

Sucesso no relacionamento de casal, na educação dos filhos, na cura de dores e doenças e na recuperação da saúde. Sucesso no esporte – maior certeza no chute ao gol ou no arremesso ao cesto ou no levantamento da bola para o corte fatal no vôlei. Sucesso nos estudos, nos exames e provas, sucesso em negociações (não perder o foco), e em muitas outras atividades no dia a dia profissional e vivencial.

 

Está sempre aí o sucesso: Meditação!

Técnicas de meditação existem muitas. Não é este o foco deste pequeno texto. O importante é que todas as técnicas partem do mesmo ponto, que já era bem conhecido de nossos pais e avós: “Respire e conte até dez!”; cabeça esquentou, “respire e conte até dez!”; o que devo fazer? “Respire e conte até dez!”

É dar o tempo mínimo necessário para esfriar a cabeça, respirar fundo, centrar-se, focar no que se quer alcançar, relaxar e, só então, fazer o que tem que ser feito. É no silêncio interior que está o sucesso. Não importa o barulho ou o agito externo. É no meu interior que devo buscar a calma, é onde vou concentrar minhas energias, é para onde vou direcionar minha ação…

Todo sucesso depende, no geral, de muito treino, de muita experimentação, de aprendizado constante. Para alcançarmos sucesso em nossos empreendimentos, temos que aprender a dar sempre um tempo para a Meditação, para desprender-nos de êxitos imediatistas.

E todo sucesso depende de quanto a pessoa treinou estar focada, estar desligada de tudo para, enxergando tudo à sua volta (visão 360o), mirar claramente no alvo. E isto é meditar! Mesmo que seja por um instante.

Homem montanha

E quando tivermos uma tarefa maior a cumprir, precisamos aprender a usar esta ferramenta fantástica em favor da vida: a meditação. Dar-se um tempo. Respirar fundo, uma, duas, três vezes, para ir baixando a frequência, acalmando, deixar surgir a sabedoria que está aí, em nosso interior, esperando sua vez.

Esta sabedoria interior, quando aprendemos a deixá-la vir, atua sempre a nosso favor, a favor da vida, a favor de tudo que nos rodeia e a favor do bom direcionamento de nossas ações.

E daí vem o sucesso! Um sucesso real, que vem, não de uma busca ansiosa, mas de um centramento produtivo.

É por isso que reforço o título deste texto:

Meditação, o fator chave para o sucesso!

Marcos Wunderlich

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas