Metamorfose ambulante

Era de MudançaEra de Mudança

Em 1990 tínhamos no Brasil praticamente 4 canais de TV, uma única empresa (estatal) de telefonia e 4 montadoras de automóveis. O consumidor tinha que aceitar conviver com a escassez de opções e com a qualidade duvidosa de muitos produtos.

Hoje, 25 anos depois, temos uma concorrência muito mais diversificada e numerosa. Canais de TV? Mais de 100.  Automóveis? Facilmente mais de 500 opções de modelos e configurações.

Somada a toda esta diversidade e concorrência entre produtos, vivemos uma nova era de conectividade total, com amplo acesso a internet, redes sociais, Whatsapp e toda a imensidão de aplicativos que nos acompanham 24 horas por dia, dentro de nossos smartphones (aparentemente roubando dos cães o título de “melhor amigo do homem”).  Temos acesso a informações sobre tudo e sobre todos, em todos os lugares, a um só clique de distância.

Mudança de Mercado

O poder de escolha e o poder de barganha do cliente na hora de optar por um produto nunca foi tão grande. A internet trouxe os comparativos na palma da mão, as redes sociais deram para o consumidor um poderoso megafone. Chegamos a um mundo onde a má experiência de um único cliente pode afetar negativamente o comportamento de uma empresa na Bolsa de Valores.

Não há caminho fácil quando analisamos o progresso de uma empresa de sucesso em meio a tantas mudanças.

Mudança nas Empresas

As corporações precisam viver em uma metamorfose ambulante. Os produtos, a comunicação, a condução da equipe, todos estes elementos devem ser constantemente revistos, para que consigam acompanhar as profundas mudanças de nossa sociedade.

São as empresas dotadas desta cultura de “mudança constante” que se sairão melhor neste período de crise. Mais do que nunca, a capacidade de se adaptar e se reinventar é fundamental para o constante crescimento dos negócios.

As coisas não estão indo bem? Mude.

Se você não mudar, você continuará obtendo os mesmos resultados.

As coisas estão indo bem? Mude também.

Se você não aproveitar este momento para continuar evoluindo com os seus produtos ou serviços, em breve uma crise ou um concorrente te atingirá.

Vivemos em tempos muito incertos, não estamos em uma “era de mudanças”, mas em uma “mudança de era”.

Quem não entender isto ficará para trás e se tornará pré-histórico.

Portanto, mexa-se!

Existe um mundo de oportunidades lá fora, enfrente os obstáculos e foque nas soluções!

Leonardo Chebly
CEO
J Chebly

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este post tem 2 comentários

  1. Avatar
    Geraldo Esteves

    Provocador ,excelente !!!

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas