Modelo de Negócios e Resultados # 2: Começando a implantação.

 

 modelo de negócios 2

Em 29/01/2016, destacamos a importância do MNR  Modelo de Negócios e Resultados para o sucesso sustentável da sua empresa.

É preciso ter em mente que o MNR só produzirá resultados duradouros e sinérgicos se no início do processo for implantado o Sistema de Inteligência,  contemplando quatro componentes:

  • O Painel de Bordo, com uma compilação dos principais indicadores que mostrem a evolução e a situação atual da organização. É útil combinar indicadores internos, externos, de ocorrência e de tendência.
  • As Estatísticas Setoriais e do Mercado de Atuação, retratando a evolução histórica e a situação atual do setor de atividade e dos segmentos que o compõe ou complementam. Além, das informações que retratem o panorama setorial nacional, torna-se fundamental a sua complementação com o panorama setorial internacional.
  • A Análise Competitiva, com o monitoramento dos clientes atuais e potenciais, concorrentes atuais e novos entrantes, produtos e serviços substitutos e complementares, fornecedores, órgãos reguladores, avaliadores ou certificadores e outros públicos de interesse. Caso a organização utilize CRM, pesquisas e monitoramento de mercado, esta análise será muito facilitada.
  • Os Estudos de Cenários complementam o Sistema de Inteligência, proporcionando uma análise prospectiva das principais variáveis que interferem nos negócios, em diferentes cenários: Político, Econômico, Social, Tecnológico, Ambiental, Legal etc.
    Deve ser feita a análise de sensibilidade da organização aos cenários alternativos.

Cabe esclarecer que o Sistema de Inteligência pode e deve ser construído gradativamente, com maior ou menor utilização dos recursos de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação), durante a sua evolução e a utilização.

Outro ponto a destacar é que, como em qualquer processo que envolve mudanças nas organizações, é necessário  lideranças para a mobilização, para assegurar os recursos humanos, financeiros e materiais e, sobretudo, garantir as soluções  de continuidade para que se possa colher resultados sustentáveis, não mais com base em  achismos e longas experimentações. Mas, com fatos, dados, informações e conhecimentos que transformem os negócios.

Heles Soares Júnior
Presidente
Gestão Estratégica Consultoria de Resultados
helesjr@gmail.com

 

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este post tem 3 comentários

  1. Avatar
    Junior

    Olá, curti o conteúdo, estava passeando pelos posts. Adorei o blog

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas