Há mais de 2500 anos o sábio filósofo chinês Confúcio já afirmava que “Cometer um erro e não corrigi-lo é cometer o mesmo erro duas vezes.” Mesmo assim ainda vemos muitas empresas que insistem em esconder erros graves, na esperança de que não serão descobertos. Se a sua empresa for uma delas, saiba que o sucesso não será mantido. Promova a transparência e a coragem de admitir e corrigir os erros. Não esconda os erros debaixo do tapete. Eles fazem parte da vida de quem ousa, cria, inova e sonha com novas conquistas.
Algumas empresas mundialmente admiradas, tais como Apple, 3M e Google, não só aceitam os erros como parte do processo de avanço, mas chegam a celebrar e premiar os que merecem destaque, pois já aprenderam que muitos serão os embriões de novos e revolucionários produtos ou serviços. O case mais conhecido, mas que ainda merece ser lembrado é o Post-it, que foi desenvolvido a partir de um erro, que custou US$ milhões para a empresa, mas que hoje e por muitos e muitos anos, vai gerar US$ bilhões.
Resumindo, uma cola que não colava e portanto um erro, ao invés de gerar demissões, ficou aguardando uma oportunidade que demorou mas surgiu. Um funcionário da empresa, começou a usar a cola que não colava para marcar as páginas da sua Biblia durante as missas de domingo. Assim, não danificava as páginas. O resto é parte da história de sucesso da centenária 3M, muitas vezes eleita a empresa mais inovadora do mundo.
E na sua empresa, o que fazem com os erros? Escondem? Usam para punir os culpados? Ou aprendem com eles e procuram oportunidades para acertar?
Este post tem um comentário
No Vale do Silício, EUA, costumam recomendar que as pessoas errem depressa, para então aprenderem com os erros e partir para outra logo. Nós brasileiros temos muito medo ou vergonha de errar, o que retarda os movimentos de inovação. Inovar sem se dar o direito de errar não é possível. O que não é perdoável é a falta: fazer errado com a consciência de que não está certo.