O Líder da Consciência Empresarial Humanizada

O líder pelo exemplo

Iniciei este trabalho sem muita clareza sobre: quem são nossos líderes no mundo novo?

Homens e mulheres inspiradores, aqueles que marcaram a história e transformaram a realidade do planeta, das nações e das pessoas.

Me deparei com inúmeros empreendedores e empresários de sucesso e foi preciso uma análise minuciosa entre líderes, empreendedores, empresários e pessoas de muitas expressões.

Também, como base, considerei importante ter as características que estas pessoas possuem em comum. Pessoas que sabem intimamente que:

“O único dia fácil foi ontem.” (Soldado das Forças Armadas USA).

Com esta citação me inspirei. Líderes estão sempre repletos de desafios, inovações e coragem.

Na etimologia das palavras foi importante saber o real significado de “transformação”. Transformar (do latim transformare), ou seja, significa fazer mudar de forma, de aspecto. Especificando mais a palavra, temos: Trans = através, Formare = dar forma.

Outra característica em comum foi o exemplo no filme “O Gladiador”. Esta característica é nítida e fundamental em áreas onde o jogo determina a morte ou a vida de bravos guerreiros.

Na luta pela vida a temática, não menos importante, foi conduzir o propósito que todos possuem em comum – o engajando em uma missão onde não há mais volta.

Propósito, engajamento, missão, exemplo.

O líder pelo exemplo constrói resultados estruturados, constrói uma cultura sólida, constrói confiança.

Possui comunicação transparente, criativa, nem sempre audível, mas as mensagens são ouvidas, percebidas com clareza.

Com estes elementos vamos construir o perfil, as características do líder da Consciência Empresarial Humanizada.

O líder que atua também na era digital, em um ambiente onde impera a competitividade e uma quantidade maluca de informações disponíveis associadas às tecnologias, onde o detalhe ocupa espaço.

Nossos líderes sempre estavam e são acompanhados por “times de alta performance” em busca de melhorias e conquistas contínuas.

No seu papel como líder, o tema desta inspiração, conduz pessoas unidas pelo mesmo ideal, por almejarem o mesmo lugar a ocupar em suas expectativas de liberdade, de vida, de família e de comunidade.

A participação de todos é ativa. Líderes são independentes de cargos e/ou experiências. Sem rigidez, ambiente fluído e participativo.

Abertos e construtores de novas experiências e de soluções. O líder guerreiro, também, trabalha junto, põe a mão, põe a face quando preciso, abre espaço para novos comandos.

O líder não tem pensamentos fixos ou pré-conceitos, pois a evolução, nessa nova era, é construída através de ciclos de experimentações e aprendizagens.

Aprendizagens contínuas e compartilhadas.

Inteligência Emocional, a Inteligência Digital e a Consciência Humanizada terão foco, como sempre, nas relações interpessoais que advém de todos os tempos.

As palavras de ordem são:

Disponibilidade, Consciência HUMANIZADA, bem-estar para todos.

Todos que estão ou estarão neste novo tempo, que advém de todos os tempos, estarão atentos aos fornecedores ágeis e competentes, aos times flutuantes, às entregas mutantes e aos clientes parceiros.

Efigênia Wend é CEO da Upside

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas