O tempo não é mais o mesmo.

AM
Você sente que seu tempo está cada vez menor, passando mais rápido e sem controle?
E está mesmo, mas não é o tempo, é sua mente.
Observe a mudança de escala de controle do tempo no decorrer da história humana.
Nas sociedades antigas, o tempo era controlado pelo nascer do sol até seu poente.
Em citações bíblicas, você vê que a hora Primeira era a nossa manhazinha, algo por volta de 5 ou 6 horas da manhã, e a hora Sexta, nosso meio dia.
Com o avanço da sociedade, houve uma mudança estratégica, em que o homem se sentia ainda mais pressionado pelo tempo, quando ao nascer do sol, já se contabilizava uma perda de 06 horas passadas sem qualquer produção.
Com o advento da industrialização e a necessidade de maior produção, começamos a contar o chamado terceiro turno, ou seja, todo o dia estava preenchido pela produção, e aumentava ainda mais a pressão pela geração de resultado, no mesmo tempo anterior.
Mas ainda assim, o tempo era visto em grandes voltas, que se repetiam a cada dia, e nos calendários, em que os meses se sucedem, bem como os anos, as décadas, os séculos…
Agora, em nossa era, o uso de marcadores de tempo circulares praticamente desapareceu, afora alguns ícones da sociedade, como o Big Ben, outras catedrais e museus, nossos marcadores de tempo, atomizados e confiáveis, são digitais, ainda circulares, mas já introduzindo a percepção de tempo contínuo.
Aumentou em muito a pressão pelo aproveitamento do tempo, por produzir, gerar valor, seja ele qual for, rápido, o mais rápido possível, rápido, o tempo está passando… Carpe Diem, mas Carpe Noctem também.
Assustado? Então prepare seus descendentes, porque já vem despontando as sociedades “estelares” (lembra de Jornada nas Estrelas?), onde o tempo será realmente linear e não repetitivo.
O Ser Humano terá uma percepção tão clara, de tempo como valiosíssimo valor não renovável, que nossas mentes nos cobrarão a geração de valor não mais individual, como conhecemos hoje, mas coletiva, de uma sociedade, de uma nação inteira; e, com o avançar da ciência, em um futuro logo mais à frente, de todo um planeta.
Tenha certeza, não é o tempo que está mais curto, é sua mente que entende cada dia mais seu valor e lhe cobra mais ação.
Carpe Vita!

Anuar Mattar
CEO da Konos Human Achievement
www.konos.com.br

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este post tem um comentário

  1. Avatar
    Geraldo Esteves

    Muitíssimo interessante. Ótima reflexão . obrigado Anuar. Parabéns
    Geraldo Esteves

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas