Outras 9 atitudes para ser um Gestor de sucesso

gesto de sucesso 2

Na primeira postagem desta série, publicada no dia 20/11,  abordamos 9 atitudes que todo profissional deve ter ou mesmo desenvolver com o intuito de se transformar em um gestor bem sucedido. Hoje abordaremos mais 9 de um conjunto 27 de atitudes e comportamentos.

10. Dê e receba feedback: esta ferramenta, ignorada muitas vezes pelos profissionais, é altamente eficiente no alinhamento das expectativas entre o gestor e seu time. O feedback bem estruturado propicia o desenvolvimento contínuo de seus colaboradores e também do gestor, ajudando a criar um time de alta performance.

11. Envolva sua equipe nas decisões difíceis: é sempre enriquecedor ouvir as diferentes opiniões sobre um tema polêmico. Geralmente as melhores ideias são criadas de forma colaborativa, surgindo a partir da combinação das visões dos diferentes colaboradores. Escute as diferentes opiniões e defenda seu ponto de vista, seja democrático sempre que possível e não fuja da responsabilidade pois, no final, a decisão sempre terá sido sua.

12. Procure reter talentos: a busca incessante pela criação de uma equipe de alta performance não pode se limitar à contratação de talentos. Mais importante do que pagar bons salários, é preciso criar uma atmosfera capaz de cativar, alimentar as ambições, garantir a segurança e propiciar o crescimento continuado destes profissionais.

13. Aja como dono: essa é das atitudes mais admiradas, mas nem sempre presente em um gestor. Agir como dono requer se colocar na posição do cliente, ter uma visão sistêmica do negócio, decidir e agir de acordo com o que é o melhor para a empresa.

14. Capacite sua equipe ao delegar: delegar tarefas é uma arte que todo bom gestor deve praticar o tempo todo, evitando assim, centralizar o trabalho. Ao delegar uma tarefa você precisa ter em mente que o resultado pode não ficar satisfatório, por isso conheça os pontos fortes e fracos de cada integrante da sua equipe, seja claro na definição do que precisa ser feito, como deve ser feito e do prazo para isso. Acompanhe a execução do trabalho, dando suporte quando necessário e ajudando a remover os obstáculos que forem aparecendo. Ao final, dê retorno sobre o resultado, apontando o que ficou bom e o que precisa ser melhorado, assim você estará continuamente capacitando sua equipe.

15. Caminhe pela empresa: nada melhor para saber o que está acontecendo na sua empresa do que caminhar e conversar com as pessoas das diferentes áreas. Ao agir desta forma você percebe mais facilmente o clima organizacional e acaba tendo acesso à informação diretamente da sua fonte, sem intermediários.

16. Esteja preparado para mediar e resolver conflitos: eis que surge o momento em que você deve agir como um juiz. Procure ouvir as diferentes versões dos fatos, evite tomar partido por um dos lados, mantenha a calma e busque a melhor decisão para a empresa. Quando um conflito surgir, procure agir o mais rápido possível, evitando que a discussão se espalhe pela empresa.

17. Atue como um coaching de sua equipe: conhecer cada um dos membros da equipe é vital para que você possa ajudá-los a alcançar seus objetivos e também para alinhá-los ao propósito da empresa. Identifique os gaps de cada profissional e ajude-os no desenvolvimento de suas carreiras. Várias pesquisas apontam que submeter um colaborador ao processo de coaching aumenta a sua produtividade. “O Líder é aquela pessoa a quem foi dada a responsabilidade de fazer sobressair o que de melhor há nos outros”, Jack Welch (ex-CEO da GE).

18. Aprendizagem contínua: é sempre importante manter-se atualizado, procure formas de se capacitar dando atenção especial a seus pontos fracos, seja por meio de uma especialização, cursos de curta duração, com a leitura de livros, etc. Afinal, conhecimento nunca é demais.

E você, concorda com os nove pontos discutidos hoje? Consegue perceber as atitudes que já pratica no seu dia a dia corporativo e aquelas que ainda precisa desenvolver mais? Compartilhe suas experiências conosco.

A Siteware extraiu a essência dos diversos modelos de gestão e criou soluções completas, fáceis de usar, que contribuem para a execução da estratégia e a melhoria dos resultados das empresas. Assim ajudamos você a se tornar um gestor melhor. Solicite uma apresentação aqui.

Marcello Ladeira
CEO da Siteware
www.siteware.com.br

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas