Não pense SÓ fora da caixa!

Não estamos fazendo um jogo de palavras para lhe confundir ou para chamar a sua atenção.  Esta proposta tem lógica.
Antes de pensar “fora da caixa”, explore todo o potencial que ainda existe “dentro da caixa.”

Mas também não se limite a pensar SÓ dentro da caixa.

Já imaginou entrar em uma cafeteria onde tudo é de graça? O cliente só paga pelo tempo que ficar lá. Ela existe sim, em Moscou e decidiu inovar, “dentro da caixa”,  com o foco em café.
A Starbucks já lançou muitas novidades, mas o foco continua sendo em café. Para Luc de Brabandere, referência mundial em criatividade, sócio da famosa Boston Consulting Group, se você quer realmente inovar, não deve pensar ‘fora da caixa’. Deve sim focar no setor em que atua, mas sem medo de errar. Para Luc, “Não há criatividade onde se teme fracassar e ser punido.” Ele aconselha que, se você trabalha no setor de bebidas, deve criar novas formas de atuar dentro desse setor. “Criatividade é justamente explorar nossas possibilidades.”

A Whirpool e Ambev inovaram com a recém-lançada máquina que prepara 10 bebidas não alcoólicas, usando cápsulas, incluindo chá, café, chocolate quente, refrigerante e até margarita, mas sem álcool.
Já são famosos os purificadores de água da Brastemp, uma das marcas da Whirpool e a Ambev, que é a maior empresa de bebidas do mundo. Ambas são empresas de reconhecido sucesso e pensaram dentro da caixa.

O Google, só pensou FORA da caixa, investindo milhões no carro sem motorista, depois de praticamente esgotar o que poderia fazer DENTRO da caixa, oferecendo dezenas de serviços relacionados com informações.

Experimente fazer o mesmo na sua empresa!

Sucesso Empresarial
Limite do Sucesso Empresarial

 

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este post tem 2 comentários

  1. Avatar
    Wilson Leal

    Aliás se a nossa empresa vive dentro de uma caixa nós temos um grande problema. Temos que abrir a caixa!

    1. Avatar

      Caro Leal,
      Concordamos com seu comentário.
      Veja que mudamos o título da postagem.
      abraços,
      PV

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas