Por que a empatia é importante para gestores de sucesso

Por que a empatia é importante para gestores de sucesso

Segundo um sólido estudo sobre o tema, o entendimento e a identificação com o próximo é de vital importância. A pesquisa, feita pela Development Dimensions International (DDI), descobriu que a empatia, a habilidade de entender e compartilhar do sentimento de outra pessoa, é um “fator crítico de desempenho” no gerenciamento de equipes.

No estudo, “ouvir e responder com empatia” foi altamente relacionado como uma das habilidades indispensáveis de gerenciamento, que incluem coaching, engajamento e tomada de decisões sólidas, bem como bom desempenho geral.

Apesar da importância, a pesquisa concluiu que apenas 40% dos líderes de linha de frente eram fortes ou proficientes em empatia. Em suma, há uma lacuna substancial entre o valioso atributo de gerenciamento e o domínio dessa característica.

Sem tempo para empatia

A empatia é frequentemente considerada como uma daquelas habilidades mais suaves de liderança, ao contrário, digamos, da autoridade, da técnica ou da capacidade de se apresentar de maneira eficaz a um público do tamanho de uma pequena cidade. Porém, ao considerar que para uma gestão ser efetiva é preciso realizar o trabalho por meio de outras pessoas, é míope ignorar a importância de ser empático.

Bianca McCann, diretora de recursos humanos da plataforma BetterWorks e estudiosa do assunto, diz: “Sabemos pela pesquisa que a empatia está em declínio. Isso é lamentável, se considerarmos que é um das habilidades críticas necessárias para liderar e impulsionar o engajamento dos funcionários em um ambiente diversificado, disperso e em constante mudança. Ter conversas empaticamente fortes é uma parte fundamental de ser um bom gerente, e ouvir verdadeiramente o funcionário e suspender o julgamento são características indispensáveis. No entanto, no mundo ocupado em que os líderes estão entrincheirados, esses dois traços são verdadeiros desafios”.

Victor Lipman

Revista Forbes

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas