Em algum momento da vida pessoal ou profissional você pode receber uma mensagem importante, inesperada e tudo muda de cor. A pressão assusta e surgem perguntas e sintomas. A tranquilidade, o medo e outras emoções se transformam em fantasmas assustadores. O corpo e a mente são invadidos por cargas imensas de hormônios desesperados do estresse causando, também, a apatia. Perdemos o chão, o emprego, um ente querido, ganhamos um diagnóstico de doença grave.
Tudo é possível debaixo do céu.
Estudos mostram que as pessoas se recuperam mais rapidamente de acidentes automobilísticos do que de episódios psicológicos.
“SmackDown” momentos inevitáveis e o sucesso é construído sobre eles. (Bryan Robinson, Pd. D., Psicoterapeuta na prática privada e autor de 40 livros).
É normal? Sim. São períodos transitórios.
Não se trata de ações sem valor, não é chatice. Inspire e respire, como escrito no meu artigo anterior (https://www.linkedin.com/pulse/abrir-novas-portas-uma-forma-inusitada-de-falar-sobre-efigenia-vieira/). Esta prática o ajudará muitíssimo a sentir a sua presença e força. Fator fundamental para o autocuidado. Não desista de você, preserve-se que a resiliência está a caminho. Sem delongas, você tem o conhecimento que a Resiliência e o Otimismo caminham juntos? Sabia que o otimismo, dentro da Inteligência Emocional, é um dos pilares da felicidade?
Veja! Olhe quanta coisa boa você pode possuir no seu íntimo. Independente de qualquer situação você pode, sempre, se recuperar e alcançar novos patamares. Um novo emprego ou, mesmo, outra forma de trabalhar como consultor e/ou conselheiro de empresas, ou ainda, um negócio próprio ou algo que nunca tenha sido pensado por ter sido considerado como impossível. A graça da cura de uma doença grave, a construção de um legado e boas memórias da falta de um ente querido, também, podem acontecer e de novo a vida segue.
Realmente ficamos melhores e mais fortes.
A vida é feita de ciclos. Sim. Permite muito aprendizado e gratidão pelas oportunidades de superar desafios com respeito e humildade. O cuidado e zelo pelas pessoas é imprescindível, sendo nobre em qualquer processo.
Modelos mentais, resiliência que é aquela nossa capacidade de voltar ao normal…, neste momento me escuto e deixo a narrativa. Não é mais possível voltar a forma singular, tudo será diferente. Seremos transformados e transformaremos o mundo em que vivemos. Resiliência promove musculatura.
Para entendermos bem a Resiliência precisaremos de aliados, como: a capacidade de Tolerar o Estresse com suas implicações emocionais, sociais e comportamentais, juntamente com o necessário controle e ajustes; o Otimismo, também com as mesmas implicações e a estratégia do aprender e fortalecer a reação saudável a momentos pessimistas; a Flexibilidade com seu impacto no trabalho, com suas implicações sociais e emocionais e o desenvolvimento da capacidade de mudança associada à persistência.
Entendendo a dinâmica do estresse.
A reação a situações de estresse é uma resposta neuroquímica e neurofisiológica do cérebro ao perceber que está em perigo. Trata-se de uma resposta fisiológica com liberação de hormônios e que nos permite sobreviver, sendo uma resposta extremamente adaptativa e adequada. Ela engloba o aceleramento dos batimentos cardíacos e a contração de músculos, por exemplo.
No organismo de uma pessoa sadia, ocorre um pico de estresse, com um pico de hormônios de estresse. Quando a situação se normaliza, cessa a liberação de hormônios e segue-se a vida adiante. Contudo, diante da exposição a situações de grande estresse, de estresse acumulado, o sistema de regulação de estresse pode sofrer graves alterações.
Neste último caso, a situação é grave e se desdobra em diversos distúrbios e na temida Síndrome Pós-Traumática.
Enfim, havendo interesse de vocês, poderemos conversar mais detidamente sobre o estresse e suas consequências.
Voltando ao nosso assunto matriz, reforço que algumas competências da Inteligência Emocional são indicadoras de bem-estar e da felicidade, lida como estar contente, satisfeito com a vida. Autoestima, Otimismo como a irmã gêmea da Resiliência, Relações Interpessoais, Autorrealização.
Como há uma interdependência com todas as competências da inteligência Emocional, podemos buscar as nossas melhores habilidades para contribuírem com a nossa Felicidade e vice-versa.
Vocês detectaram que as competências da Felicidade e Bem-estar, são, também, algumas competências imprescindíveis ao bom resultado na era tecnológica?
“Os insights são visões interiores e eles modificam a nossa vida.” (CHOPRA, 1999)
Efigênia Wend – CEO Upside Group