Stress no mundo empresarial

23 abr 2018

 

Stress no mundo empresarial

Stress, de uma forma simples e clara, pode ser resumido em uma única palavra: EXCESSO!

Todos nós temos um nível individual de suportabilidade, ou seja, o quanto suportamos de cada situação específica. Quando a situação é inusitada, 99% das pessoas ficam estressadas, ou seja, não suportam a carga,  que muitas vezes pode até ser algo leve e tranqüilo de lidar.

Quando a situação é rotineira, o peso vai se acumulando, até ficar excessivo e alcançar o grau máximo de suportabilidade, então a pessoa entra em stress com todos os seus sintomas e características. No mundo empresarial, podemos dizer que há uma somatória das duas situações, porque apesar de haver uma rotina, sempre ocorrem situações inusitadas.

Sendo assim, temos que adotar, TODOS OS DIAS, EM TODAS AS SITUAÇÕES E O TEMPO TODO, um comportamento para não deixar que o stress se instale. E esse comportamento chama-se : AUTO GERENCIAMENTO.

Funciona assim: cada elemento da empresa tem que estabelecer o auto controle em relação a si mesmo e em relação aos demais elementos do sistema.

Para estabelecermos o auto controle é preciso basicamente três coisas:

1- NUNCA LEVAR PARA O LADO PESSOAL

Tenha em mente que nada do que acontece na empresa tem a ver com você, acontece por causa da empresa.  E mesmo que você seja o alvo num dado momento, SEMPRE pense da seguinte forma:  “ESTA PESSOA NÃO ESTÁ FALANDO DE MIM, ELA ESTÁ FALANDO DO PROBLEMA” Como todo problema tem solução, não há porque estressar.

2- lembrar que, apesar de muitas vezes, aparentemente parecer o contrário, temos que ter sempre em mente que ESTAMOS TODOS DO MESMO LADO!

E que o fato do outro estar nervoso e muitas vezes agressivo na forma de se colocar em relação a mim, não significa que ele está contra mim. Como dizia Darwin, QUEM SOBREVIVE NÃO É O MAIS FORTE, MAS QUEM MELHOR SE ADAPTA.

Portanto, sempre que for começar uma reunião, uma discussão ou até mesmo um embate, busque dentro de si a PAZ E A TRANQUILIDADE, e mantenha isso O TEMPO TODO! Você verá que nunca irá ultrapassar seu limite de suportabilidade, aliás, só vai ampliá-lo. E com isso, o stress nunca se instalará.

3- PROBLEMA RESOLVIDO OU EM ANDAMENTO DE RESOLUÇÃO,  PROBLEMA ACABADO!

No instante seguinte, deve ser esquecido como elemento de preocupação e deve ser deixado no tempo e no espaço dele, ou seja, no passado.

Aí, é só dar um suspiro de alívio, tomar um copo d’água e seguir em frente livre, leve e solto. E NÃO PENSAR MAIS NAQUILO,  porque problemas  resolvidos ou em resolução mantidos mentalmente são excessos e EXCESSO GERA STRESS.

 

Eduardo Rios

Médico especialista em comportamento humano


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *