Sucesso se ensina e você pode aprender

Chave do Sucesso

Desde quando comecei a dar meus primeiros passos profissionais, há 23 anos, quando tinha muitos sonhos e ainda nenhuma conquista, acumulei uma grande quantidade de conhecimentos que, uma vez aplicados, me levaram, degrau após degrau, a muitas conquistas.

Ainda com 19 anos de idade, em minha primeira experiência profissional, logo comecei a fazer recrutamento, seleção e treinamento de vendedores. Uma tarefa árdua, já que não é de hoje que a profissão de vendedor, fundamental em qualquer empresa, é vista com preconceito. Logo, recrutar vendedores era, antes de tudo, promover uma reflexão a fim de quebrar paradigmas.

Mas, somente recrutar não era o suficiente, pois era preciso, como dizíamos, vingar um novo vendedor. Em outras palavras, conduzi-lo ao sucesso no cumprimento de suas metas e objetivos.

Numa outra fase, aos 22 anos, meu foco era na gestão de gerentes de vendas, muitos deles, os melhores que recrutei, que haviam sido promovidos ao longo do tempo. Ao todo, mais de 20 gerentes estavam sob minha gestão antes que eu completasse 23 anos de idade.

Mais adiante, aos 28 anos de idade, agora dentro de minha própria empresa e já com mais de 1.000 funcionários, minha nova tarefa era recrutar e treinar franqueados. Ou seja, dessa vez, o foco eram pessoas que queriam romper o padrão e ser donas de seus próprios negócios e resolveram se associar a uma empresa de sucesso. Vingar uma nova franquia era uma tarefa nova e desafiadora.

Por fim, com mais de 10.000 funcionários, 400 gerentes comerciais formados e mais de 600 franqueados que tinham “vingado”, encerrei minha trajetória nessa empresa que fundei quando tinha apenas 23 anos, vendendo para um grande grupo brasileiro. A transação foi uma das maiores da história do setor de educação no país.

Em todo esse período, construí uma convicção que, sem a qual, não teria sido possível formar tantas pessoas em várias áreas da empresa: o sucesso é uma ciência exata. É possível ensinar. É possível aprender. Aprendi e ensinei a muitos que conquistaram muitos resultados.

POR FLÁVIO AUGUSTO

Blog Geração de Valor

Compartilhe!

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas

Fechar Menu