Transformação Digital: 15 formas de pensar sobre ela

images (11)

A transformação digital vem sendo discutida amplamente tanto em grandes como em pequenas empresas. Mas será que realmente as pequenas empresas sabem como aplicá-la?

Será que estamos prontos?

Dias atrás li uma postagem que dizia mais ou menos assim:

Temos inteligência artificial, bots e carros autônomos, mas as pessoas ainda tem dificuldade de responder a todos em um e-mail.
Realmente faz sentido, eu converso sobre negócios com muitas pessoas, desde empreendedores já em um ritmo de crescimento desejado, bem como aqueles que ainda estão lutando pelo ponto de equilíbrio. Muitos iniciantes. Será que todos esses empreendedores iniciantes estão prontos para lidar com o termo transformação digital?

Mais que uma tendência, está acontecendo agora

O Google Trends mostra claramente como as buscas as veem aumentando ao longo do último ano no Brasil.
Comparado com o termo “automação de marketing” por exemplo é possível notar que a quantidade de busca é bem mais expressiva.

A transformação digital é sustentada por 3 etapas

São 3 etapas importantes que não devem ser

Digitização: consiste na migração de dados analógicos para dados digitais.

Digitalização: aqui o conceito já é mais abrangente, como uso de Big Data e Blockchain por exemplo.

Transformação digital: é a parte final do processo, trata da consolidação das etapas anteriores.
Como iniciar a transformação digital?

 

Como iniciar a transformação digital do meu negócio?

Listei 15 itens que você pode tentar aplicar.

Mude seu Mindset

Antes de tudo é preciso mudar a mentalidade e reprogramar a mente para estar aberta a mudanças. Os ciclos de inovação são cada vez mais curtos, por isso pensar digital e pensar no futuro deve fazer parte de sua rotina.

Repense o seu modelo de negócio

Repensar se o negócio como é hoje e como poderá competir daqui 2 ou 5 anos por exemplo é um bom começo. Detalhe isso em documentos e mapas mentais. Coloque seu modelo de negócio em cheque. Como ele estará daqui alguns 1 ano, 2 anos, 5 anos, 10 anos

Insira a transformação digital em seu código de cultura

Toda a organização precisa estar engajada no processo de transformação digital, nem que seja apenas na mudança de mindset. Pensar em como melhorar, como ser mais produtivo, como promover ideias de melhoria devem fazer parte do dia a dia. Incentive isso através do conversas internas.

Faça benchmarking

Estude seus concorrentes, estude outras áreas e veja como você pode aprender com outros modelos de negócios. Avalie a possibilidade de chamar outros negócios para conversar. Tenha certeza, as pessoas não estão tão restritivas a conversar sobre seu negócios como você pode estar pensando. Participe de grupos de discussão e meetups.

Invista em capacitação

Incentive sua equipe a estar sempre se atualizando, somente assim o nível de conversa poderá estar melhor alinhado entre você e sua equipe. Uma boa forma de fazer isso com baixo custo é fazer eventos internos mais descontraídos onde voluntários podem falar sobre algo que aprenderam que possa vir a ajudar no desenvolvimento da empresa e das pessoas que ali trabalham.

Escute mais a geração Z

A geração Z é hiper conectada e isso deve ser pensado em sua estratégia. Conheço pessoas que além de um tutor com mais experiência não abre mão de um tutor de uma geração anterior a sua. Normalmente a geração Z está mais próxima das tendências e cada vez mais ditam a regra do jogo.

Participe de eventos

Vá a eventos que fale sobre tendências. Não se apegue muito ao fato do evento não ser diretamente ligado ao seu negócio. O networking costuma compensar. Alguns eventos que você pode adicionar a sua agenda:

Campus Party
RD Summit
BMC Exchange
Social Media Week

Não tenha tanto medo de errar

Aprenda com as startups: valide! Não tenha medo de errar. Sempre que possível permita sua equipe arriscar mais, mesmo que a ação possa ter uma chance de erro considerável. Com isso sua empresa aprende mais e aumenta as chances de inovar mais.

Insira a ideia em seu planejamento estratégico

Seu planejamento estratégico deve estar focado em pensar de uma forma ampliada baseada nas tendências para o seu ramo. Dedique um quadro ou parte do seu plano exclusivamente para o que você deve fazer para se tornar mais digital de forma sustentável.

Tome decisões baseadas em dados

Use dados a seu favor. As decisões devem ser tomadas baseadas em seus dados, dados comportamentais do mercado e comportamento do seu cliente. Uma ótima ferramenta é é o Google Barômetro. Outra importante ferramenta, podem ser os materiais da TrendWatching.

Use serviços compartilhados

Escritórios compartilhados estão se tornando uma febre e uma tendência sem volta. Repense os cargos da empresa e veja se não cabe, mesmo que timidamente, parte de sua equipe trabalhar parte do mês em um coworking. Podem surgir inúmeras oportunidades de uma experiência como esta.

Utilize serviços como Uber e AirBnb para reduzir seus custos com transporte e hospedagem. Vá ainda mais longe com serviços como o compartilhamento de capacidade produtiva como a Bee2Share.

Use ferramentas de produtividade

Ferramentas de gestão de projetos como o Trello, aplicativos para negócios como o Google Apps fazem sua equipe ter maior engajamento e aumentam consequentemente sua produtividade. Use a gamificação quando possível.

Interaja e estude mais o seu público e concorrentes

Use as ferramentas de monitoramento sobre as tendências em seu mercado, sobre seus concorrentes e até mesmo sobre o seu negócio. Google Alerts e Google Trends podem ser úteis.

Avalie a possibilidade de ampliar serviços e produtos

Pense em como você pode fazer up sell e cross sell. Como seus produtos e serviços podem ser melhorados e ampliados?

Confie!

O mundo está passando por uma grande mudança, não tenha medo! O futuro será abundante pois grande parte dos problemas ainda precisam ser resolvidos. Seja a solução e não o problema!

E a sua transformação digital como anda?

Acredito que esse post é apenas uma forma de você ver como seria possível iniciar. Cabe muitas leituras adicionais. Explore!

Giovane Gaspar Benedet

Co-founder of O Meu Conteúdo

Compartilhe!

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas

Fechar Menu