Transformação Digital movimenta 7% do PIB e pede atenção no Brasil

Transformação Digital

Um levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) aponta que, atualmente, mais de 7% do PIB nacional tem sido destinado a investimentos corporativos em Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC). Ainda de acordo com a pesquisa, o volume de investimentos nestes segmentos deverá atingir cerca de R$ 250 bilhões até 2021, englobando projetos relacionados à digitalização de negócios, segurança da informação, Internet das Coisas (IoT), Big Data, Inteligência Artificial, Machine Learning, entre outros campos.

Só em soluções e serviços para manter pessoas e empresas conectadas, o mercado nacional investiu R$ 399,8 bilhões no ano passado, ainda segundo os dados da Brasscom.

Com isso, o estudo conclui que a Transformação Digital já é, de alguma maneira, realidade para 63% das empresas brasileiras. Já um levantamento da Capgemini complementa que tecnologias para melhorar a abordagem omnichannel desse panorama atinge 53% das organizações presentes no país.

“A forma tradicional de conduzir os negócios precisa ser repensada. A informação está no centro das decisões e deve apoiar o negócio a entregar serviços e produtos com mais valor ao consumidor, que, empoderado pela tecnologia e informação, está mais exigente”, diz Esdras Moreira, CEO da Introduce, empresa especializada em serviços de TI.

A companhia encabeça, junto com o portal Transformação Digital, um evento voltado ao debate e apresentação de tendências nesta área, no dia 28/09, em Caxias do Sul-RS. Batizado de TD Tour, o encontro acontecerá no Villa Basilico (Rua Neslon Dimas de Oliveira, 11) e contará com palestrantes, painelistas e key speakers de referência global, como Fábio Andreotti, Head do Google Cloud e G Suite no Brasil; Matheus Souza, líder de Inovação no SAP Labs Brasil; Jacqueline Machado, do Itaú; e destaques da cena local, como Margarida Galafassi, gerente de Marketing do Grupo Paquetá; Esdras Moreira, CEO da Introduce; e Rodrigo Castro, diretor de Inovação da Teevo.

Empresas e instituições como o TecnoPUC-RS também estarão no evento, mostrando suas iniciativas para promover a Transformação Digital nos mercados em que atuam.

Segundo os organizadores, o TD Tour representa um novo capítulo para o crescimento da cena tecnológica na Serra Gaúcha, que agora terá um encontro em linha com os principais eventos de tecnologia do país. O objetivo é amadurecer a discussão sobre Transformação Digital na região, que guarda um grande potencial de inovação e disrupção.

fonte: https://exame.abril.com.br/negocios

 

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas