Valor Excepcional : Como entregá-lo aos clientes

Capa livro TOC

A definição tradicional de Valor é a relação entre as características e benefícios dos bens ou serviços e o seu preço.
Como nem todas as características tem o mesmo peso aos olhos do cliente, são usados diferentes níveis de superlativos para descrever Valor, tais como, bom, ótimo e excepcional.

Grandes negócios são construídos em torno da ideia de entregar valor excepcional.  

A questão é como nós podemos saber o que é valor excepcional?

Para a Goldratt Consulting, Valor é criado quando se remove uma limitação significativa para o cliente de uma forma que não era possível fazer antes e com uma amplitude que nenhum competidor importante possa fazê-lo.

Empresas alcançam sucesso em períodos que elas são capazes de fazer exatamente isto como, por exemplo, o Walmart , IKEA, Google e Apple.

Para o Walmart o conceito de “Preço baixo todo dia” permitiu que muitas famílias esticassem o seu orçamento.

A empresa IKEA foi a primeira a oferecer mobiliário moderno em forma de kits para montar em casa com preços muitos atraentes.

O Google melhorou consideravelmente o nosso acesso à informação e o acesso dos anunciantes ao seu público alvo.

A Apple usou uma integração íntima entre software e hardware associada à sua habilidade de cooperação com os provedores de mídia, simplificando a forma com a qual consumimos entretenimento digital.

Quando buscamos criar valor, devemos ter o cuidado de não colocar muita ênfase nas pesquisas de mercado.  Frequentemente os clientes consideram as limitações como parte da realidade. Eles não imaginam a realidade sem limitações, portanto não estão na melhor posição para avaliar novas possibilidades.

Há quatro camadas de proteção que são criadas na busca de entregar valor:
mudança de paradigmas, posição de liderança, processos exclusivos e ganhos de escala.

A mudança de paradigma associada com a entrega de valor excepcional é somente o primeiro desafio que os competidores terão que enfrentar. Entregar valor excepcional, normalmente redefine o mercado e os posicionamentos da empresa que introduz este valor como líder de mercado. Simultaneamente a empresa tem que desenvolver processos diferenciados que possam sustentar esta expansão tão rápida. Estes processos associados aos ganhos de escala contribuem para que a empresa amplie sua posição competitiva.

Se nós quisermos avaliar o potencial de novas tecnologias, nós podemos utilizar a definição de valor da Goldratt Consulting. Tipicamente nós tentamos avaliar o valor potencial das tecnologias estimando o valor potencial propiciado pelas suas funções e características. Este tipo de análise tende a ser obscura. Isoladamente, algumas características podem oferecer um benefício pequeno tornando-se difícil estimar o valor da combinação destas características.

Quando o critério de avaliação considerar, no entanto, a amplitude da remoção de limitações significativas para os clientes a resposta torna-se muito mais clara. Ela também ajuda a colocar foco em quais outras mudanças são necessárias nas politicas de negócios e procedimentos para remover a limitação atual.

A sequência de avaliação abaixo pode guiar-nos desde o poder da nova tecnologia até os valores que ela pretende fornecer e os desafios para entregar este valor.

  • Qual é o poder da nova tecnologia/aplicação?
  • Qual a limitação/barreira ela elimina ou reduz significativamente para clientes potenciais?
  • Quais politicas, normas e padrões de comportamento o mercado atual utiliza para lidar com a limitação?
  • Que novos comportamentos os consumidores terão que adotar para usufruírem dos benefícios da nova tecnologia/aplicação?
  • Considerando o que foi exposto acima, quais as mudanças /complementos para nova tecnologia devem ser introduzidas?
  • Quais são os principais obstáculos a serem superados?

Tradução adaptada do Cap. 7 do livro TOC Thinking -Removing Constraints for Business Growth de Yishai Ashlag /VP Goldratt Consulting.

Wilson Leal
Engagement Director
Goldratt Consulting
www.goldrattconsulting.com

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

Gestor

Paulo de Vasconcellos Filho, 67 anos, atua como Consultor há 43 anos orientando processos de Planejamento Estratégico em 378 empresas de pequeno, médio e grande porte, que atuam nos mais diversos setores. Publicou seis livros sobre Planejamento Estratégico, sendo o primeiro em 1979 e o mais recente publicado pela Editora Campus, com o título “Construindo Estratégias para Vencer!”

Receba nossas novidades

Estratégias que merecem destaque

Registre-se aqui para receber em seu e-mail nossas novidades.

Patrocinadores

Temas