Postura de aprendiz, potencial de desenvolvimento, autonomia, curiosidade, aprendizagem autodirigida, Uncolege, Udemy, Coursera, Singularity University, MOOCs … essas são palavras – características, nomes de plataformas de aprendizagem, outros, que têm feito parte do nosso cotidiano.
A educação vem sofrendo transformações em meio às mudanças globais que impactam a todos nós. A velocidade dessas transformações ainda não acompanha a necessidade, mas é possível perceber cada vez mais, o empenho das instituições de ensino neste sentido e, especialmente, dos aprendizes e alunos protagonistas que, através das suas recusas, por cada vez mais do mesmo, começam a propor soluções, criando plataformas, grupos e experiências disruptivas para a transmissão do conhecimento, mostrando que é possível aprender de diversas formas.
Neste contexto, surge a expressão “Lifelong Learning” que significa manter uma atitude positiva para a aprendizagem tanto no contexto profissional quanto pessoal. Trata-se de se tornar um eterno aprendiz, compreendendo que as coisas mudam o tempo todo e que quanto mais se sabe, mais se percebe que há muito ainda o que aprender.
O Lifelong Learner possui uma curiosidade insaciável, um desejo enorme pelo saber e busca aprender como se fosse viver infinitamente. Seu interesse não se resume somente no saber, mas também por experimentar, já que esta é uma das boas maneiras para se aprender algo.
Prepare-se!
Efigenia Vieira – CEO Upside Executive Search